Falando de Saúde: Tenho Hérnia de Hiato e agora?

Olá pessoas tudo bem?
Faz tempo que não posto aqui. né?!
O motivo? Problemas de saúde, desde março tenho passado por esses problemas, e infelizmente no mês de maio, complicou as coisas e tive que recorrer ao médico. Vou expor um pouco do que está acontecendo comigo, para que sirva de alerta as pessoas que estão sentindo o mesmo, e procurem ir ao médico, pois apesar de ser cada vez mais comum essa doença, é preciso cuidado.
Sou uma pessoa, que até então nunca exagerei na comida, no sentido de comer muito, faz anos que não coloco um refrigerante na minha boca, não costumava ficar repetindo comida, tinha o costume de beber suco apenas depois de comer minha refeição (o que acontecia pouco, pois sempre preferi comer uma fruta), o vilão mesmo sempre foi os doces. Sou amante de miojo, pimenta e muito café. Até então nunca tinha me afetado, mas no início desse ano, passei (e ainda estou passando) por um momento forte de ansiedade, pois me formei e ainda não arrumei um emprego, essa pressão toda fez com que eu voltasse a ter costumes que até então tinha abandonado ...comecei a comer muito, de qualquer jeito, o que naturalmente me fez engordar ...até aí nada demais ,era o que pensava.
Comecei a me sentir mal, quando comia algo, me sentia muito cheia, mas com a sensação de que meu estômago estivesse fundo... parece que a comida não descia, sentia enjoo, até que a coisa chegou a um estado, em que tudo que comia me fazia mal. Foi aí que minha mãe me deu o veredito de que precisava ir ao médico.
E fui! Fizemos exames, passei pela endoscopia e tivemos o resultado! 
Gastrite, esofaginte, refluxo e a Hérnia de Hiato. O médico foi categórico! Eu não posso engordar e teria que perder uns quilos, pois caso contrário, precisaria de cirurgia. Me passou remédios, para tratar os outros sintomas( todos consequências da hérnia) e me proibiu de comer certos alimentos, entre eles o leite e alimentos cítricos.
Estava tão forte que demorei semanas para começar a me sentir melhor,foi um período de dores que nem sei defini-las, tivemos muita dificuldade em adaptar a minha alimentação... enfim não vou entrar em detalhes.
O fato é que estou fazendo o máximo para emagrecer, fazer exercícios e evitando muita coisa, mas devido a isso, assim que comecei a emagrecer a minha imunidade baixou e acabei gripando e aliado a outros fatores, minha bronquite atacou e agora já tem duas semanas que estou gripada, nesse período emagreci quatro quilos e tenho me sentido melhor com relação ao meu estômago ( que estava até inchado, mas agora está normal).
Bom, a Hérnia de Hiato, que vou explicar aqui daqui a pouco do que realmente se trata, ela é uma doença crônica, ou seja, podemos conviver com ela, desde que façamos uma dieta e tenhamos cuidados especiais, o caso de cirurgia é aconselhável somente em casos muito graves, pois é algo muito delicado.
Durante esses três meses, percebi o quanto é algo comum e nós não temos conhecimento sobre, já conheci muitas pessoas com problemas parecidos, talvez seja a comida da era moderna, cheia de veneno, e a correria do dia a dia, que estão provocando essas doenças, o que precisamos focar é no cuidar da saúde, e principalmente a mental e emocional, pois elas interferem e muito no nosso organismo.


Vou deixar aqui a definição e mais algumas informações:


A hérnia de hiato pode provocar dor semelhante à da angina e ser confundida com os sintomas de infarto.

Hérnia de hiato é a protusão (deslocamento ou extravasamento) do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal.
 Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, consequentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.



A hérnia de hiato ocorre especialmente em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres multíparas.

Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato são:
  • Azia;
  • Eructações (arrotos);
  • Refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito.
É bom ressaltar que azia crônica pode causar úlceras e esofagite, uma inflamação na parede do esôfago.

 A cirurgia, que pode ser feita por laparoscopia, só é indicada para casos mais graves, uma vez que a hérnia de hiato costuma responder bem ao tratamento clínico. O médico pode prescrever antiácidos que ajudam a controlar os sintomas


  • Evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras;
  • Procurar não beber álcool nem bebidas gaseificadas;
  • Não fumar;
  • Não usar roupas nem acessórios apertados;
  • Evitar ingerir muito líquido durante as refeições;
  • Fazer refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras;
  • Usar travesseiros mais altos ou colocar pequenos calços na cabeceira da cama;
  • Não comer perto da hora de dormir é medida preventiva muito importante 
Fonte: Portal Drauzio Varella
*Se sentir esses sintomas, procure um médico, não deixe que se complique!
Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas