Literatura: Alice No País Das Maravilhas por Lewis Carrol

Olá amores e amoras...tudo bem com vocês?
Faz dias que estou querendo fazer esse post, mas vou enrolando, o tempo passando e como sempre fui deixando de lado...mas hoje está chovendo muito lá fora, um dia de muita preguiça e bem vocês sabem como amo tempo assim... então a inspiração veio hehe
Hoje venho conversar com vocês sobre esse clássico da literatura inglesa, que até hoje encanta gerações de crianças e adultos ao redor do mundo. E o que era para seer apenas mais um conto infantil, carrega em si polêmicas, que contradizem a inocência descrita em sua história...
Era um livro que sempre quis ler e também assistir o desenho, mas como vocês aqui já me conhecem, eu queria ler primeiro para depois assistir o desenho.... e os anos foram se passando, até que um belo dia, eu vi a edição do mesmo feito pela editora DarkSide e foi amor literalmente a primeira vista! 
E finalmente tenho ele na minha humilde biblioteca!
A edição é maravilhosa, os detalhes do livro são belos, ele se destaca entre os outros em minha estante...
Diante da polêmica em que o autor supostamente seria um pedófilo, a edição conta sua biografia, para quem estudou pedagogia como eu, sabe que em uma época da história mundial, as crianças eram vistas como pequenos adultos, e que  elas assumiam papéis de gente grande na sociedade precocemente, era normal uma menina de doze anos já ser casada... sim pessoas, olha só como evoluímos ... e esse fato hoje em dia se torna algo monstruoso ... e em relação a isso, fica a dúvida no ar sobre o relacionamento do autor do livro com  sua musa inspiradora ...
O que não podemos deixar é que essas dúvidas tirem o brilho da história de Alice....
Alice é apenas uma  criança que se encontra em uma fase onde a fantasia é seu cotidiano...e que em seus devaneios, vive  grandes aventuras...
A edição também traz uma coletânea de poemas, que se tornou muito famosa em palcos de teatros no mundo todo... um diálogo entre um homem solitário e um fantasma, que se chama "Phantasmagoria"....
E o livro está todo ilustrado com desenhos originais da obra, bem como podemos conhecer a face da verdadeira Alice e saber um pouco da sua vida...e curiosidades muito interessantes.
Confesso, que a obra não é das minhas favoritas, mas vale a pena ter uma relíquia dessa no acervo!


As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, frequentemente abreviado para Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) é a obra infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.
O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos. 

A obra tem continuação com o livro "Alice Através do Espelho", e é inspiração até hoje para muitos escritores e diretores de cinema.
Filme do ano de 2010 com o ator Johnny Depp no papel do Chapeleiro

Bom, agora só falta eu assistir o desenho e claro o filme, fica aqui essa dica, para você que quer deixar um pouco essa nossa realidade  que muitas vezes nos deixa para baixo, e embarcar em uma aventura sem nexo ....

ALICE/ AVRIL LAVIGNE

Assustada
Andando em círculos
Estou debaixo da terra
Eu caio
Sim, eu caio

Estou enlouquecendo
Onde eu estou agora?
De cabeça pra baixo
Não posso parar isso agora
Isso não pode me parar agora

Eu vou vencer
Vou sobreviver
Quando o mundo estiver se partindo
Quando eu finalmente atingir o chão
Darei a volta por cima
Não tente me parar
Não vou chorar

Eu estou no país das maravilhas
De pé novamente
Isso é real? É ilusão?
Vou me defender até o fim

Eu vou vencer
Vou sobreviver
Quando o mundo estiver se partindo
Quando eu finalmente atingir o chão
Darei a volta por cima
Não tente me parar
Não vou chorar

Eu vou vencer
Vou sobreviver
Quando o mundo estiver se partindo
Quando eu finalmente atingir o chão
Darei a volta por cima
Não tente me parar
Não vou chora

Comentários

Postagens mais visitadas