NeuroPedagogia: Howard Gardner e as Inteligências Múltiplas / Inteligência Interpessoal e Inteligência Corporal-Cinestésica

 Olá amores e amoras!

Depois de um tempo, temos um post por aqui!

Mas não quer dizer que o blog está parado, pelo contrário! Estamos totalmente na ativa através do Instagram : Café com Suspiro Blog , siga e compartilhe com seus amigos!

Depois de muito tempo, muitas coisas aconteceram, e finalmente estou podendo realizar mais um pequeno objetivo- sonho da minha vida! 

Meu objetivo-sonho sempre foi  continuar os meus estudos, e como escolhi ser pedagoga, é algo necessário...a vida de professor é estudar!

Mas sempre pensei que se for para estudar, que seja algo que realmente faça sentido para mim, primeiramente como humana, aluna e por último profissional! Por isso, demorei um bom tempo para escolher a minha pós! Pode parecer estranho e até mesmo fútil para outras pessoas, mas para mim faz e está fazendo toda a diferença!

Enfim, atualmente estou fazendo NeuroPedagogia, e estou amando! Meu curso se encerra em setembro do ano que vem, então muito aprendizado está por vir...

Como última aula deste ano, o professor da disciplina em questão, decidiu realizar um seminário conosco, onde o tema do mesmo, trago aqui neste post!

Resolvi postar as minhas ideias aqui para mostrar um pouco do que se trata meu curso, e como exemplo para quem está estudando o mesmo conteúdo, espero que gostem!

 

 


  Howard Gardner

Psicólogo e Professor na Universidade de Harvard, no final da década de 1980 e começo de 1990, junto com sua equipe desenvolveu um estudo investigativo sobre o "Potencial Humano", onde questionava se o teste de QI era suficiente para medir a inteligência das pessoas, pois o mesmo era fruto da ideia de que a inteligência era algo genérico e único.

Para Gardner,  a inteligência consiste na habilidade de resolver problemas e criar produtos que sejam significativos em um ou mais meio cultural.

Segundo ele, existem vários tipos de inteligência humana que se apresentam de diferentes formas de processamento de informações.

Com exceção de alguns indivíduos que possuem algum tipo de "anormalidade", as inteligências funcionam combinadas onde qualquer papel envolverá uma fusão de várias delas. Ou seja, "cada ser humano tem uma combinação única dessas inteligências, sendo este o maior desafio do professor."(GARDNER)

Gardner a princípio nomeou oito inteligências, sendo a última inserida após uma revisão de seu estudo. Alguns anos depois, ele ainda discute a possibilidade de inserir uma nona, a 'Inteligência Existencial' que se define como a capacidade de se preocupar com questões básicas da vida.

As outras 8 Inteligências Múltiplas são:

  • Espaço- Visual
  • Lógica- Matemática
  • Musical
  • Verbo-Línguística
  • Naturalista
  • Intrapessoal
  • Interpessoal 
  • Corpo- Cinestésica 

 Inteligência Interpessoal

  Envolve a capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas.

 


 

Inteligência Corpo- Cinestésica
 
Consiste na habilidade de usar o corpo todo para expressar ideias, sentimentos, emoções, compreender e interagir com o meio e as pessoas.
 


 


 

 

 

 ATIVIDADES PARA TRABALHAR:

 

 Inteligência Interpessoal e Inteligência Corporal-Cinestésica

 

Fonte: YOUTUBE : Canal Educação Física- Prof° Leandro M. Wielecosseles

Dinâmica do Bambolê Centopeia:

Dividi-se a turma em grupos onde de mãos dadas deverão passar o bambolê um para o outro no menor tempo possível, ganha o grupo que conseguir finalizar primeiro

É uma atividade que pode ser realizada em qualquer faixa etária, onde se trabalha o movimento, trabalho em equipe, atenção, lateralidade, equilíbrio entre outras habilidades.

 

Dinâmica do Espelho:

 O animador explica o sentido do exercício que é compreender o outro, através de seus gestos, emoções, sentimentos através de seus movimentos e expressões corporal.

Pedir que os participantes formem duplas para vivenciarem a situação de "espelho" do parceiro.

 Este exercício ocorre em três fases:

1° Fase: O parceiro A procura executar uma ação (tomar um chá, trabalhar no escritório, etc) ao mesmo tempo que o parceiro B o imitará, todos os gestos, postura, expressão facial, ritmo, emoções e toda precisão.

2° Fase: Inverte-se os papeis. O B executa e o A o imita.

3° Fase: Os dois se tornam espelho. Após um momento de concentração, cada um procurará, ser ao mesmo tempo, aquele que inicia a ação e fará a vez de espelho, imitando o gesto do outro. Observe que a dupla fará ao mesmo tempo as duas coisas.

Para finalizar: Alguém deseja comentar algo?

Destacar pontos como:

  • A dificuldade de manter a atenção..
  • O desafio de interpretar os movimentos e expressões e reproduzi-los
  • Este exercício de improvisação teatral trabalha a  percepção e compreensão do outro, mediante a comunicação não verbal,  socialização, coordenação motora, lateralidade, memória, atenção, entre outros.
 
Fontes de Pesquisa:  Site : Psicologia On Line
A Teoria das Inteligências Multiplas-Howard Gardner
A Teoria das Inteligências Multiplas e Sua Contribuição Para o Ensino de Lingua Italiana no Contexto de Uma Escola Pública
 
E ficamos por aqui!
Espero que este pequeno texto possa servir de ajuda ou inspiração!
Não deixem de nos seguir no Instagram Café com Suspiro  
Deixem nos comentários o que achou das atividades, sugestões de outros posts, sua participação é muito importante!
Bjos! 
 


  

 

Comentários

Postagens mais visitadas