PEDAGOGANDO- Meu Projeto de Estágio Para Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Olá amores e amoras, tudo bem?
Hoje trago ao blog um pouquinho do que é o meu projeto do estágio que fiz em março nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental... fiquei muito feliz com o resultado, onde consegui criar um plano bem dinâmico, lúdico envolvendo todo o conteúdo proposto para essa faixa etária ..mais feliz ainda quando me rendeu a nota máxima ....
O Projeto intitulado "A Literatura e a Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental" foi para meu trabalho de 6° período de Pedagogia da Universidade Unopar Pitágoras, peço que ao utilizar essas ideias dê o devido crédito! (lembre-se que Plágio é crime).
O projeto foi elaborado para a turma de 2° ano do Ensino Fundamental.



- Temática – conteúdo: “A Literatura e a Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”



- Objetivo geral: Promover o interesse pela Literatura através de sua interação com outras disciplinas, refletidas na realidade do aluno.



- Objetivos específicos:- Desenvolver a leitura e interpretação  de textos.

-Estimular e incentivar a interação entre as disciplinas estudadas através da literatura, bem como a interação com o cotidiano dos alunos.

-Incentivar a participação, trabalhando a socialização da turma.

 - Metodologia: Durante uma semana, será trabalhado com os alunos um livro da literatura infantil, não somente na Língua Portuguesa, mas em conjunto com as demais disciplinas, onde através de diversas atividades lúdicas e reflexivas os alunos poderão interagir não só  com o conteúdo proposto como também com a sua realidade.



- Recursos: Será utilizado o livro de literatura infantil proposto, chamequinho, e.v.a, papel sulfite, forno, utensílios culinários, computadores, cartolina, canetinha, tesoura, cola, mapa mundo, entre outros.



- Avaliação: Será contínua através da observação de forma individual e coletiva onde será avaliado o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psíquicas e motoras bem com a socialização. 



Plano de Aula 1



- CONTEÚDO: Lingua Portuguesa- Introdução ao Livro Infantil “O Caso do Bolinho” da autora Tatiana Belink.

- OBJETIVOS : -Apresentar aos alunos o livro que será trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa em acordo com as demais disciplinas.

-Trabalhar a leitura de maneira individual e coletiva.

-Desenvolver nos alunos a interpretação de texto.

-Incentivar a criatividade e escrita através do reconto da história do livro.

- DURAÇÃO : 4 horas

- METODOLOGIA:  Na sala de aula dividir os alunos em pequenos grupos de três, onde irão trabalhar juntos durante toda a atividade. Apresentar a eles o livro e pedir que no primeiro momento façam a leitura individualmente e em silêncio.Em seguida será feita uma leitura coletiva onde cada criança irá ler um trecho do livro. Após a leitura, em uma conversa breve com todos, será analisado o livro em si, observando a sua estrutura (figuras,cores, etc) .Para cada grupo será entregue pequenas fichas contendo perguntas de interpretação sobre a história do livro como: Quem são os personagens?O que o vovô pediu para a vovó?O que o bolinho fez?Quem ele encontrou?O que ele fez para fugir?

O qual deverá ser respondido no caderno.Deixar que cada grupo exponha suas respostas aos colegas.Propor aos alunos um reconto sobre o livro,onde cada aluno faria uma versão diferente, seja início,meio ou final, á escolha dos alunos.Esse reconto será em um livro confeccionado pelos próprios alunos que ao final cada aluno irá apresentar aos demais colegas. Este reconto ficará em exposição ao final das demais atividades.



- RECURSOS METODOLÓGICOS : Livros da história “O Caso do Bolinho”, papel, chamequinho, gravuras, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : De forma contínua, através da observação do desenvolvimento individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como percepção, interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito para com os colegas e professora, dinamismo, entre outros.



PLANO DE AULA 2



- CONTEÚDO : Matemática- Trabalhando a receita do bolinho do livro “O Caso do Bolinho” e sua relação com números e quantidades.

- OBJETIVOS : -Utilizar a receita do bolinho do livro, para trabalhar com os alunos as noções de quantidades, representação e comparação entre as mesmas.

-Desenvolver a compreensão nos alunos sobre os pequenos cálculos de adição e subtração com a confecção de bolinhos.

- DURAÇÃO: 4 horas

- METODOLOGIA : Na sala de aula, dispor as cadeiras em um círculo grande, de forma que todos os alunos possam ver o que será feito.Em um primeiro momento entregar a cada um, uma folha contendo a receita do bolinho de chuva (que será assado), onde irão fazer uma breve leitura e com o uso de utensílios culinários a interpretação da mesma. Ao iniciar o preparo do bolinhos, destacar a importância das medidas exatas,bem como o tempo necessário para a prepação do mesmo. Cada aluno será chamado de forma a ajudar,nesse instante a professora irá mediar perguntas em relação as quantidades, fazendo comparações e questionamentos como: O que será que acontece se colocarmos mais açucar? E se colocarmos mais leite? Qual tem mais quantidade? A colher ou a xícara?

Depois dos bolinhos assados e devidamente passados no açúcar, é hora dos alunos resolverem alguns cálculos simples de adição e subtração.A sala será dividida em pequenos grupos onde cada um receberá pedaços de cartolinas com pequenas contas onde deverão ser resolvidas com a distribuição correta dos bolinhos, fazendo em seguida comparações de quantidades.A aula termina com a distribuição dos bolinhos entre os alunos em um momento descontraído.

- RECURSOS METODOLÓGICOS : Ingredientes para o bolinho de chuva; açucar, margarina, leite, fermento, farinha de trigo, canela em pó. Utensílios culinários; bacia, colheres, xícaras, prato, forminhas de bolo, forno, forminhas de bolo descartáveis. Materiais didáticos; Cartolinas, canetão preto, azul e vermelho.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como percepção, interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito para com os colegas e professora, dinamismo, iniciativa, entre outras.



 *A receita do bolinho já foi postada aqui neste link: http://elainels5.blogspot.com.br/2017/04/lets-eat-especial-bolinho-de-chuva.html



PLANO DE AULA 3



- CONTEÚDO : História- A origem do bolinho de chuva do livro “O Caso do Bolinho” e sua relação a História do Brasil/ A História da família através da culinária.

- OBJETIVOS : -Levar os alunos a conhecerem a origem do bolinho de chuva e como ele chegou até ao Brasil, remetendo de forma sucinta a relação do Brasil com Portugal de colonizador e colônia.

-Refletir com os alunos sobre como cada um possui uma história de vida e que essa história se reflete no dia a dia com a família, levando a perceberem isso através da culinária de suas famílias.

- DURAÇÃO : 4 horas

- METODOLOGIA : Pedir antecipadamente ao alunos que façam uma pesquisa em suas casas e tragam uma receita que seja considerada de família, ou seja, aquela que é feita a anos ou que reúne a todos para compartilha-la se possível que possam trazer fotografias desses momentos. Nessa pesquisa as crianças deverão responder a um pequeno questionário elaborado pela professora, com perguntas como: Nome da receita. A origem ( quem trouxe para a família ou como foi criada). Como e quando essa receita é feita (festas, reuniões). Se o aluno gosta de comer determinado prato e qual sentimento que ele sente ao degustá-los.

Na sala de aula, relembrar os personagens do livro “O Caso do Bolinho”, para introduzir a história do bolinho de chuva, lembrando aos alunos que todos temos uma história de vida assim como o vovô  e a vovó do livro.Contar a história do bolinho de chuva, apresentando imagens de Portugal e Brasil na época da colonização e nos dias de hoje.Em seguida, pedir que cada aluno apresente a sua receita e a história da mesma, fazendo a relação com a história de sua família.Para finalizar, confeccionar com as crianças um pequeno mural com o assunto discutido, utilizando gravuras, desenhos e a criatividade dos alunos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS : Receitas trazidas pelos alunos, gravuras, fotografias, o livro “O Caso do Bolinho”, papel sulfite, cola, tesoura, lápis de cor.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento individual e coletivo, onde serão avaliadas habilidades como; percepção, interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito para como os colegas e professora, dinamismo, iniciativa, interesse entre outros.



PLANO DE AULA 4



- CONTEÚDO : Geografia- Onde se passa a historinha do livro “O Caso do Bolinho”?/ Conhecendo o mundo através da culinária.

- OBJETIVOS : -Levar os alunos através da história do livro a conhecer a relação do Brasil com o mundo através da culinária.

-Refletir que a casa onde moramos e o nosso cotidiano também faz parte do contexto mundial.

- DURAÇÃO: 4 horas

- METODOLOGIA : Em uma roda de conversa com os alunos, retomar ao livro “O Caso do Bolinho”, levando-os a refletir sobre o espaço em que se passa a história, com perguntas mediadores como: Onde a vovó e o vovô moram? È na roça ou na cidade? O que podemos ver que tem na casa deles?Para onde o bolinho pulou?È uma floresta ou uma mata?Existe raposa na floresta brasileira ou não?De qual país eles seriam?

Em seguida , utilizando o Mapa Mundo, relembrar a origem do bolinho de chuva, utilizando gravuras para representar no mapa o trajeto do mesmo até o Brasil.Em grupos, propor uma atividade em que os alunos pesquisem frutas e doces típicos do Brasil e de alguns países, que serão sorteados de uma caixa de papel.Feito a pesquisa, os alunos juntamente com a professora, farão um momento de debate onde serão mediados com perguntas como; Esse alimento é de qual lugar?Qual o nome? (No caso dos doces) Qual ingrediente diferente tem esse alimento?Ele existe no Brasil?Você já experimetou?Gostou?

E voltando ao Mapa Mundo, os alunos deverão colocar os pratos nos seus devidos lugares de origem.Relacionar tudo o que foi trabalhado fazendo relação com o dia a dia do aluno, pedindo que façam um desenho sobre sua casa, destacando de maneira especial a cozinha e os alimentos que nela possuem.

- RECURSOS METODOLÓGICOS : O livro, o Mapa Mundo, caixa de papel, gravuras, chamequinho, lápis de cor, fita adesiva, cola, tesoura.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento individual e coletivo  onde serão avaliadas habilidades como; percepção. Interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito para com os colegas e professor, dinamismo, entre outros.



PLANO DE AULA 5



- CONTEÚDO : Ciências- Conhecendo os animais do livro “O Caso do Bolinho”/ A Nossa Fauna e sua importância

- OBJETIVOS : -Levar os alunos através da história do livro a refletirem sobre a importância da natureza para  o homem e a necessidade de preservação.

- DURAÇÃO : 4 horas

- METODOLOGIA : Em uma roda de conversa, fazer uma releitura do livro, destacando os animas presentes na história, apresentando também figuras de animais em extinção da nossa fauna,levando assim os alunos a refletirem sobre a importância deles na natureza assim como a necessidade de preservação.Após esse momento, confeccionar animais utilizando materiais recicláveis trazidos pelos alunos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS : O livro. Materiais recicláveis; caixa de leite, garrafa pet, tubos de papel higiênico,entre outros. Material didático; papel colorido, cola, tesoura, canetinha,entre outros.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como; percepção, interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito para com os colegas e professora, senso de cidadania, entre outros.





PLANO DE AULA 6



- CONTEÚDO : Corpo e Movimento- Atividades de Movimento inspiradas no livro “O Caso do Bolinho”.

- OBJETIVOS : -Promover um momento de descontração com os alunos.

-Desenvolver coordenação motora, sociabilidade, percepção, atenção, equilibrio, entre outros.

- DURAÇÃO : 4 horas

- METODOLOGIA : Brincadeira do Pega Bolinho- No pátio, pedir as crianças que façam um círculo e que permaneçam de braços dados.Escolher uma criança que será o bolinho ( que usará máscara confeccionada pela professora), a qual ficará dentro do círtculo.Outras três crianças, ficarão fora do círculo que serão, a lebre, o lobo e a raposa (usarão máscaras confeccionadas pela professora).Os alunos que estão de fora do círculo tentarão pegar a que está dentro do círculo e as crianças que formam o círculo deverão dificultar a passagem.

Amarelinha Pula Pula Bolinho- Os alunos deverão pular amarelinha (confeccionada pela professora) desviando da lebre, do lobo e da raposa, a fim de chegarem a salvos no seu destino.Perde o aluno que pular errado a amarelinha.

Tirando o Bolinho do Forno- No pátio, de um lado está o forno da vovó (confeccionado pela professora), e do outro está uma vasilha para colocar os bolinhos (confeccionados pela professora).Em duplas de mãos dadas e uma das pernas amarrada ao colega, as duplas deverão levar os bolinhos do forno para a vasilha do outro lado do pátio.Ganha a dupla que levar mais bolinhos em cinco minutos.

- RECURSOS METODOLÓGICOS : Papel cartão (para a confecção das máscaras), barbante, caixa de papelão ( para a confecção do forno), vasilha, e.v.a colorido, TNT ( para a confecção dos bolinhos e da amarelinha).

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como; percepção, coordenação motora, desenvoltura, trabalho em equipe, socialização ,interesse, entre outros.



O Projeto apresentado visa levar o professor a refletir o seu trabalho perante a literatura e seu uso em sala de aula.Onde através de um planejamento organizado e lúdico, torna-se possível a Interdisciplinaridade entre as demais matérias com a literatura, respeitando a faixa etária dos alunos e suas necessidades.

A Literatura vista como um meio cultural e social que reflete a realidade, proporciona ao indivíduo caminhos para construir conhecimentos diversos, além de desenvolver atitudes e habilidades importantes para sua formação cidadã.

Aliada a outras matérias como Matemática e Geografia, leva o aluno a se conectar com a realidade a sua volta, compreendendo as relações que ocorrem no seu dia a dia.
(Elaine de Paula Alves)




*Escolhi esse livro para trabalhar por uma questão pessoal ... ele foi um dos primeiros livros que li quando criança, então é muito especial ... e poder trabalhar com ele no papel de professora é uma delícia ...de certa forma é uma nostalgia! Deixo aqui a música que conta a história do livro ..
Até Mais!


O Caso do Bolinho

Comentários

Postagens mais visitadas