PEDAGOGANDO- Meu Projeto de Estágio Para Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Olá amores e amoras, tudo bem?
Hoje trago ao blog um pouquinho do que é o meu projeto do estágio que fiz em março nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental... fiquei muito feliz com o resultado, onde consegui criar um plano bem dinâmico, lúdico envolvendo todo o conteúdo proposto para essa faixa etária ..mais feliz ainda quando me rendeu a nota máxima ....
O Projeto intitulado "A Literatura e a Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental" foi para meu trabalho de 6° período de Pedagogia da Universidade Unopar Pitágoras, peço que ao utilizar essas ideias dê o devido crédito! (lembre-se que Plágio é crime).
O projeto foi elaborado para a turma de 2° ano do Ensino Fundamental.
*Escolhi esse livro para trabalhar por uma questão pessoal ... ele foi um dos primeiros livros que li quando criança, então é muito especial ... e poder trabalhar com ele no papel de professora é uma delícia ...de certa forma é uma nostalgia! Deixo aqui a música que conta a história do livro ..
Até Mais!
Hoje trago ao blog um pouquinho do que é o meu projeto do estágio que fiz em março nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental... fiquei muito feliz com o resultado, onde consegui criar um plano bem dinâmico, lúdico envolvendo todo o conteúdo proposto para essa faixa etária ..mais feliz ainda quando me rendeu a nota máxima ....
O Projeto intitulado "A Literatura e a Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental" foi para meu trabalho de 6° período de Pedagogia da Universidade Unopar Pitágoras, peço que ao utilizar essas ideias dê o devido crédito! (lembre-se que Plágio é crime).
O projeto foi elaborado para a turma de 2° ano do Ensino Fundamental.
-
Temática – conteúdo: “A Literatura e a
Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”
-
Objetivo geral: Promover o interesse pela Literatura através de sua interação
com outras disciplinas, refletidas na realidade do aluno.
-
Objetivos específicos:- Desenvolver a leitura e interpretação de textos.
-Estimular
e incentivar a interação entre as disciplinas estudadas através da literatura,
bem como a interação com o cotidiano dos alunos.
-Incentivar
a participação, trabalhando a socialização da turma.
-
Metodologia: Durante uma semana, será trabalhado com os alunos um livro da
literatura infantil, não somente na Língua Portuguesa, mas em conjunto com as
demais disciplinas, onde através de diversas atividades lúdicas e reflexivas os
alunos poderão interagir não só com o
conteúdo proposto como também com a sua realidade.
- Recursos: Será utilizado o livro de literatura infantil
proposto, chamequinho, e.v.a, papel sulfite, forno, utensílios culinários,
computadores, cartolina, canetinha, tesoura, cola, mapa mundo, entre outros.
- Avaliação: Será
contínua através da observação de forma individual e coletiva onde será
avaliado o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psíquicas e motoras bem
com a socialização.
Plano
de Aula 1
- CONTEÚDO:
Lingua Portuguesa- Introdução ao Livro Infantil “O Caso do Bolinho” da autora
Tatiana Belink.
-
OBJETIVOS : -Apresentar aos alunos o livro que será trabalhado na disciplina de
Língua Portuguesa em acordo com as demais disciplinas.
-Trabalhar
a leitura de maneira individual e coletiva.
-Desenvolver
nos alunos a interpretação de texto.
- DURAÇÃO :
4 horas
-
METODOLOGIA: Na sala de aula dividir os
alunos em pequenos grupos de três, onde irão trabalhar juntos durante toda a
atividade. Apresentar a eles o livro e pedir que no primeiro momento façam a
leitura individualmente e em silêncio.Em seguida será feita uma leitura
coletiva onde cada criança irá ler um trecho do livro. Após a leitura, em uma
conversa breve com todos, será analisado o livro em si, observando a sua
estrutura (figuras,cores, etc) .Para cada grupo será entregue pequenas fichas
contendo perguntas de interpretação sobre a história do livro como: Quem são os
personagens?O que o vovô pediu para a vovó?O que o bolinho fez?Quem ele
encontrou?O que ele fez para fugir?
O qual
deverá ser respondido no caderno.Deixar que cada grupo exponha suas respostas
aos colegas.Propor aos alunos um reconto sobre o livro,onde cada aluno faria
uma versão diferente, seja início,meio ou final, á escolha dos alunos.Esse
reconto será em um livro confeccionado pelos próprios alunos que ao final cada
aluno irá apresentar aos demais colegas. Este reconto ficará em exposição ao
final das demais atividades.
- RECURSOS
METODOLÓGICOS : Livros da história “O Caso do Bolinho”, papel, chamequinho,
gravuras, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO : De forma contínua, através da observação do desenvolvimento
individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como percepção,
interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito
para com os colegas e professora, dinamismo, entre outros.
PLANO DE
AULA 2
- CONTEÚDO
: Matemática- Trabalhando a receita do bolinho do livro “O Caso do Bolinho” e
sua relação com números e quantidades.
-
OBJETIVOS : -Utilizar a receita do bolinho do livro, para trabalhar com os
alunos as noções de quantidades, representação e comparação entre as mesmas.
-Desenvolver
a compreensão nos alunos sobre os pequenos cálculos de adição e subtração com a
confecção de bolinhos.
- DURAÇÃO:
4 horas
-
METODOLOGIA : Na sala de aula, dispor as cadeiras em um círculo grande, de
forma que todos os alunos possam ver o que será feito.Em um primeiro momento
entregar a cada um, uma folha contendo a receita do bolinho de chuva (que será
assado), onde irão fazer uma breve leitura e com o uso de utensílios culinários
a interpretação da mesma. Ao iniciar o preparo do bolinhos, destacar a
importância das medidas exatas,bem como o tempo necessário para a prepação do
mesmo. Cada aluno será chamado de forma a ajudar,nesse instante a professora
irá mediar perguntas em relação as quantidades, fazendo comparações e
questionamentos como: O que será que acontece se colocarmos mais açucar? E se
colocarmos mais leite? Qual tem mais quantidade? A colher ou a xícara?
Depois dos
bolinhos assados e devidamente passados no açúcar, é hora dos alunos resolverem
alguns cálculos simples de adição e subtração.A sala será dividida em pequenos
grupos onde cada um receberá pedaços de cartolinas com pequenas contas onde
deverão ser resolvidas com a distribuição correta dos bolinhos, fazendo em
seguida comparações de quantidades.A aula termina com a distribuição dos
bolinhos entre os alunos em um momento descontraído.
- RECURSOS
METODOLÓGICOS : Ingredientes para o bolinho de chuva; açucar, margarina, leite,
fermento, farinha de trigo, canela em pó. Utensílios culinários; bacia,
colheres, xícaras, prato, forminhas de bolo, forno, forminhas de bolo
descartáveis. Materiais didáticos; Cartolinas, canetão preto, azul e vermelho.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento
individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como percepção, interpretação,
interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito para com os
colegas e professora, dinamismo, iniciativa, entre outras.
*A receita do bolinho já foi postada aqui neste link: http://elainels5.blogspot.com.br/2017/04/lets-eat-especial-bolinho-de-chuva.html
PLANO DE
AULA 3
- CONTEÚDO
: História- A origem do bolinho de chuva do livro “O Caso do Bolinho” e sua relação
a História do Brasil/ A História da família através da culinária.
-
OBJETIVOS : -Levar os alunos a conhecerem a origem do bolinho de chuva e como
ele chegou até ao Brasil, remetendo de forma sucinta a relação do Brasil com
Portugal de colonizador e colônia.
-Refletir
com os alunos sobre como cada um possui uma história de vida e que essa
história se reflete no dia a dia com a família, levando a perceberem isso
através da culinária de suas famílias.
- DURAÇÃO :
4 horas
-
METODOLOGIA : Pedir antecipadamente ao alunos que façam uma pesquisa em suas
casas e tragam uma receita que seja considerada de família, ou seja, aquela que
é feita a anos ou que reúne a todos para compartilha-la se possível que possam
trazer fotografias desses momentos. Nessa pesquisa as crianças deverão
responder a um pequeno questionário elaborado pela professora, com perguntas
como: Nome da receita. A origem ( quem trouxe para a família ou como foi
criada). Como e quando essa receita é feita (festas, reuniões). Se o aluno gosta
de comer determinado prato e qual sentimento que ele sente ao degustá-los.
Na sala de
aula, relembrar os personagens do livro “O Caso do Bolinho”, para introduzir a
história do bolinho de chuva, lembrando aos alunos que todos temos uma história
de vida assim como o vovô e a vovó do
livro.Contar a história do bolinho de chuva, apresentando imagens de Portugal e
Brasil na época da colonização e nos dias de hoje.Em seguida, pedir que cada
aluno apresente a sua receita e a história da mesma, fazendo a relação com a
história de sua família.Para finalizar, confeccionar com as crianças um pequeno
mural com o assunto discutido, utilizando gravuras, desenhos e a criatividade
dos alunos.
- RECURSOS
METODOLÓGICOS : Receitas trazidas pelos alunos, gravuras, fotografias, o livro
“O Caso do Bolinho”, papel sulfite, cola, tesoura, lápis de cor.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento
individual e coletivo, onde serão avaliadas habilidades como; percepção,
interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito
para como os colegas e professora, dinamismo, iniciativa, interesse entre
outros.
PLANO DE
AULA 4
- CONTEÚDO
: Geografia- Onde se passa a historinha do livro “O Caso do Bolinho”?/
Conhecendo o mundo através da culinária.
-
OBJETIVOS : -Levar os alunos através da história do livro a conhecer a relação
do Brasil com o mundo através da culinária.
-Refletir
que a casa onde moramos e o nosso cotidiano também faz parte do contexto
mundial.
- DURAÇÃO:
4 horas
- METODOLOGIA
: Em uma roda de conversa com os alunos, retomar ao livro “O Caso do Bolinho”,
levando-os a refletir sobre o espaço em que se passa a história, com perguntas mediadores como: Onde a vovó e o vovô moram? È na roça ou na cidade? O que
podemos ver que tem na casa deles?Para onde o bolinho pulou?È uma floresta ou
uma mata?Existe raposa na floresta brasileira ou não?De qual país eles seriam?
Em seguida
, utilizando o Mapa Mundo, relembrar a origem do bolinho de chuva, utilizando
gravuras para representar no mapa o trajeto do mesmo até o Brasil.Em grupos,
propor uma atividade em que os alunos pesquisem frutas e doces típicos do
Brasil e de alguns países, que serão sorteados de uma caixa de papel.Feito a
pesquisa, os alunos juntamente com a professora, farão um momento de debate
onde serão mediados com perguntas como; Esse alimento é de qual lugar?Qual o
nome? (No caso dos doces) Qual ingrediente diferente tem esse alimento?Ele
existe no Brasil?Você já experimetou?Gostou?
E voltando
ao Mapa Mundo, os alunos deverão colocar os pratos nos seus devidos lugares de
origem.Relacionar tudo o que foi trabalhado fazendo relação com o dia a dia do
aluno, pedindo que façam um desenho sobre sua casa, destacando de maneira
especial a cozinha e os alimentos que nela possuem.
- RECURSOS
METODOLÓGICOS : O livro, o Mapa Mundo, caixa de papel, gravuras, chamequinho,
lápis de cor, fita adesiva, cola, tesoura.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento
individual e coletivo onde serão
avaliadas habilidades como; percepção. Interpretação, interesse, criatividade,
desenvoltura, participação, respeito para com os colegas e professor,
dinamismo, entre outros.
PLANO DE
AULA 5
- CONTEÚDO
: Ciências- Conhecendo os animais do livro “O Caso do Bolinho”/ A Nossa Fauna e
sua importância
-
OBJETIVOS : -Levar os alunos através da história do livro a refletirem sobre a
importância da natureza para o homem e a
necessidade de preservação.
- DURAÇÃO :
4 horas
-
METODOLOGIA : Em uma roda de conversa, fazer uma releitura do livro, destacando
os animas presentes na história, apresentando também figuras de animais em
extinção da nossa fauna,levando assim os alunos a refletirem sobre a
importância deles na natureza assim como a necessidade de preservação.Após esse
momento, confeccionar animais utilizando materiais recicláveis trazidos pelos
alunos.
- RECURSOS
METODOLÓGICOS : O livro. Materiais recicláveis; caixa de leite, garrafa pet,
tubos de papel higiênico,entre outros. Material didático; papel colorido, cola,
tesoura, canetinha,entre outros.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento
individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como; percepção,
interpretação, interesse, criatividade, desenvoltura, participação, respeito
para com os colegas e professora, senso de cidadania, entre outros.
PLANO DE
AULA 6
- CONTEÚDO
: Corpo e Movimento- Atividades de Movimento inspiradas no livro “O Caso do
Bolinho”.
-
OBJETIVOS : -Promover um momento de descontração com os alunos.
-Desenvolver
coordenação motora, sociabilidade, percepção, atenção, equilibrio, entre
outros.
- DURAÇÃO :
4 horas
-
METODOLOGIA : Brincadeira do Pega Bolinho- No pátio, pedir as crianças que
façam um círculo e que permaneçam de braços dados.Escolher uma criança que será
o bolinho ( que usará máscara confeccionada pela professora), a qual ficará
dentro do círtculo.Outras três crianças, ficarão fora do círculo que serão, a
lebre, o lobo e a raposa (usarão máscaras confeccionadas pela professora).Os
alunos que estão de fora do círculo tentarão pegar a que está dentro do círculo
e as crianças que formam o círculo deverão dificultar a passagem.
Amarelinha
Pula Pula Bolinho- Os alunos deverão pular amarelinha (confeccionada pela
professora) desviando da lebre, do lobo e da raposa, a fim de chegarem a salvos
no seu destino.Perde o aluno que pular errado a amarelinha.
Tirando o
Bolinho do Forno- No pátio, de um lado está o forno da vovó (confeccionado pela
professora), e do outro está uma vasilha para colocar os bolinhos
(confeccionados pela professora).Em duplas de mãos dadas e uma das pernas
amarrada ao colega, as duplas deverão levar os bolinhos do forno para a vasilha
do outro lado do pátio.Ganha a dupla que levar mais bolinhos em cinco minutos.
- RECURSOS
METODOLÓGICOS : Papel cartão (para a confecção das máscaras), barbante, caixa
de papelão ( para a confecção do forno), vasilha, e.v.a colorido, TNT ( para a
confecção dos bolinhos e da amarelinha).
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO : De forma contínua através da observação do desenvolvimento
individual e coletivo onde serão avaliadas habilidades como; percepção,
coordenação motora, desenvoltura, trabalho em equipe, socialização ,interesse,
entre outros.
O Projeto
apresentado visa levar o professor a refletir o seu trabalho perante a
literatura e seu uso em sala de aula.Onde através de um planejamento organizado
e lúdico, torna-se possível a Interdisciplinaridade entre as demais matérias
com a literatura, respeitando a faixa etária dos alunos e suas necessidades.
A Literatura vista
como um meio cultural e social que reflete a
realidade, proporciona ao indivíduo caminhos para construir conhecimentos
diversos, além de desenvolver atitudes e habilidades importantes para sua
formação cidadã.
Aliada a outras
matérias como Matemática e Geografia, leva o aluno a se conectar com a
realidade a sua volta, compreendendo as relações que ocorrem no seu dia a dia.
(Elaine de Paula Alves)
*Escolhi esse livro para trabalhar por uma questão pessoal ... ele foi um dos primeiros livros que li quando criança, então é muito especial ... e poder trabalhar com ele no papel de professora é uma delícia ...de certa forma é uma nostalgia! Deixo aqui a música que conta a história do livro ..
Até Mais!
O Caso do Bolinho
Comentários