Pedagogando- Projeto "História e Cultura Afro-Brasileira " Para os Anos Inciais do Ensino Fundamental

Olá amores e amoras como estão?
Trago hoje um projeto que elaborei sobre a Cultura Afro-brasileira para trabalhar com os primeiros Anos do Ensino Fundamental de uma maneira Interdisciplinar ...
Lembrando que o nome da escola aqui citado é fantasia ;)
Espero que gostem!




Identificação da Escola: Escola Algodão Doce.
Disciplinas: Língua Portuguesa; História; Geografia; Matemática; Educação Física; Temas Transversais; Cidadania e Diversidade.
Período de Realização: 1 mês.
Turma: 3° ano do Ensino Fundamental
Objetivo Geral: - Conhecer e refletir, sobre a História e Cultura Afro-Brasileira.
- Levar o aluno a refletir sobre a diversidade cultural e etno-social do povo brasileiro, desenvolvendo atitudes de respeito e cidadania.
Objetivos Específicos: - Refletir sobre a diversidade cultural e etno-social no Brasil.
- Conhecer um pouco sobre a Cultura Africana e relacioná-la a Cultura Afro-Brasileira.
- Desenvolver formas de combate ao preconceito social e cultural no ambiente escolar e na comunidade.
- Interagir com a Cultura Afro-Brasileira, através das atividades propostas.
Conteúdo: LINGUA PORTUGUESA: Trabalho com o Livro Infantil “O Cabelo da Lelê”.
HISTÓRIA: A História do Brasil e sua Relação com a África.
GEOGRAFIA: O Espaço Geográfico da África e Suas Características Naturais.
MATEMÁTICA: Jogos Matemáticos da Cultura Africana,
EDUCAÇÃO FÍSICA: Brincadeiras Africanas presentes na Cultura Brasileira.
TEMAS TRANSVERSAIS: Diversidade e Cidadania: Desenvolvendo Atitudes de Respeito e Cidadania.
Cronograma de Atividades: A Definir.
 
Recurso Metodológico: LÍNGUA PORTUGUESA: Trabalhar o livro infantil “O Cabelo da Lelê” da autora Valéria Belém. As atividades começarão pela leitura do livro em uma roda de conversa, onde os alunos serão levados a uma reflexão sobre a história do livro trazendo a tona o assunto da diversidade, introduzindo a importância do respeito as diferenças. Em seguida os alunos farão juntamente com a professora a escrita de um poema sobre a Diversidade, onde farão relação com a personagem do livro, a si próprio e os colegas da sala.



GEOGRAFIA: Levar os alunos ao laboratório de informática para realizar uma pesquisa sobre o espaço geográfico Africano, fauna, flora, relevo entre outros pontos. Construir uma maquete em pequenos grupos sobre o assunto pesquisado.






 HISTÓRIA: Relembrando a história do livro, apresentar aos alunos vídeos e imagens no Datashow, sobre a História do Brasil, apresentando sua relação com a África no período da colonização e nos dias atuais, demonstrando um pouco da cultura africana e suas relações sociais, destacando sua importância e a necessidade de valorizá-la. Após uma roda de conversa, montar cartazes sobre o assunto discutido.




MATEMÁTICA: Apresentar aos alunos dois jogos africanos, mostrando de qual lugar da África pertence. TAMBURETA (TANZANIA); Pegue 45 grãos (feijão ou tampinhas de garrafas). Antes do jogo, os 45 grãos ficarão dispostos no chão para formarem um triângulo. A linha de baixo tem 9 grãos, a próxima 8, a seguinte tem 7, e assim sucessivamente até ficar somente um grão. Ao todo são nove linhas (formando um triângulo). Quatro crianças sentam-se ao redor do triângulo. O jogador no topo é o “chefe” ou árbitro. Dois jogadores sentam-se em cada lado do triângulo e são os removedores. O quarto senta-se na parte inferior do triângulo de costas para o jogo. Ele é o “desafiador”. Os removedores se revezam para retirar os grãos mais próximos ao seu lado da primeira linha que está sendo esvaziada. Depois de vazia, a segunda linha é esvaziada e assim sucessivamente. O chefe bate as mãos e o “desafiado” deve gritar o número de feijão, que foi apanhada, sem olhar para o triângulo. No entanto, o desafiante não pode gritar quando o primeiro feijão de cada linha for removido. Ele deve ficar em silêncio. ESCOLHA A PEDRA (LIBÉRIA); O objetivo é escolher a pedra correta. O primeiro jogador vira de costas para o jogo enquanto os outros escolhem uma pedra. As pedras são numeradas de 1 a 16 e organizadas em duas linhas. Depois disso, o jogador se vira e tenta adivinhar o número escolhido. Ele só pode perguntar ‘qual é a linha da pedra?’. Os jogadores respondem apenas ‘primeira’ ou ‘segunda’. Após a primeira resposta o jogador pode mover todas as pedras ímpares para a primeira linha e deixar as pares na segunda e perguntar novamente. O jogador pode arrumar as pedras até 4 ou 5 vezes, usando diversas estratégias. Se ele adivinha a pedra correta ganha um ponto. O vencedor é o jogador que tiver o maior número de pontos depois de um número acordado de rodadas.
EDUCAÇÃO FÍSICA: As atividades serão realizadas no pátio da escola, onde primeiramente serão apresentadas as brincadeiras de origem africanas que estão presentes na cultura brasileira, levando os alunos a refletirem sobre a relação entre as duas culturas. PEGUE A CAUDA (NIGÉRIA) OU CABRA CEGA: Os jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando pelo ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou no cinto. A primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição e tenta pegar uma ‘cauda’ de outra equipe. Ganha quem pegar mais lenços. Se for apenas duas equipes ganha quem pegar primeiro. MAMBA (ÁFRICA DO SUL) OU PEGA-PEGA; Marque e estabeleça limites. Todos devem permanecer dentro dos limites. Escolha um jogador para ser a manba (cobra). A cobra corre ao redor da área marcada e tenha apanhar os outros. Quando um jogador é pego, ele segura sobre os ombros ou a cintura do jogador que representa a cobra e assim sucessivamente. Somente o primeiro jogador ( a cabeça da cobra) pode pegar as outras pessoas. Os outros jogadores do corpo podem ajudar não permitindo que os adversários passem, pois estes não podem passar pelo corpo da serpente. O último que não for pego vence.

TEMAS TRANSVERSAIS DIVERSIDADE E CIDADANIA: Serão trabalhados em todas as matérias promovendo uma reflexão a cerca da importância da História e Cultura Afro-Brasileira.








RECURSOS: Datashow, livros, revistas, imagens, vídeos, computadores, pedra (para as brincadeiras), cartolinas, placas de isopor, cola, tesoura, canetinha, canetões, tintas, palitos de picolés, animais de plásticos, papel sulfite ( para a confecção das maquetes).
AVALIAÇÃO: Será contínua através da observação individual e coletiva as competências e habilidades desenvolvidas nas atividades propostas, bem como a relação entre alunos e professor. Propondo como forma de avaliação um feedback de tudo que foi discutido até então possibilitando a construção de um conhecimento concreto e de caráter crítico- reflexivo.
 http://www.buala.org/pt/a-ler/a-africa-na-literatura-para-criancas-por-uma-estetica-do-cabelo
 https://africadoladodeka.wordpress.com/projeto-interdisciplinar/ 



*Uma ideia interessante seria trabalhar também a culinária africana tão presente e marcante na nossa cultura 



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