Pedagogando- Projeto "História e Cultura Afro-Brasileira " Para os Anos Inciais do Ensino Fundamental
Olá amores e amoras como estão?
Trago hoje um projeto que elaborei sobre a Cultura Afro-brasileira para trabalhar com os primeiros Anos do Ensino Fundamental de uma maneira Interdisciplinar ...
Lembrando que o nome da escola aqui citado é fantasia ;)
Espero que gostem!
*Uma ideia interessante seria trabalhar também a culinária africana tão presente e marcante na nossa cultura
Trago hoje um projeto que elaborei sobre a Cultura Afro-brasileira para trabalhar com os primeiros Anos do Ensino Fundamental de uma maneira Interdisciplinar ...
Lembrando que o nome da escola aqui citado é fantasia ;)
Espero que gostem!
Identificação da
Escola: Escola Algodão Doce.
Disciplinas: Língua
Portuguesa; História; Geografia; Matemática; Educação Física; Temas
Transversais; Cidadania e Diversidade.
Período de Realização:
1 mês.
Turma: 3° ano do
Ensino Fundamental
Objetivo Geral: -
Conhecer e refletir, sobre a História e Cultura Afro-Brasileira.
- Levar o aluno a refletir sobre a diversidade cultural e
etno-social do povo brasileiro, desenvolvendo atitudes de respeito e cidadania.
Objetivos Específicos:
- Refletir sobre a diversidade cultural e etno-social no Brasil.
- Conhecer um pouco sobre a Cultura Africana e relacioná-la a
Cultura Afro-Brasileira.
- Desenvolver formas de combate ao preconceito social e
cultural no ambiente escolar e na comunidade.
- Interagir com a Cultura Afro-Brasileira, através das
atividades propostas.
Conteúdo: LINGUA
PORTUGUESA: Trabalho com o Livro Infantil “O Cabelo da Lelê”.
HISTÓRIA: A História do Brasil e sua Relação com a África.
GEOGRAFIA: O Espaço Geográfico da África e Suas
Características Naturais.
MATEMÁTICA: Jogos Matemáticos da Cultura Africana,
EDUCAÇÃO FÍSICA: Brincadeiras Africanas presentes na Cultura
Brasileira.
TEMAS TRANSVERSAIS: Diversidade e Cidadania: Desenvolvendo Atitudes
de Respeito e Cidadania.
Cronograma de
Atividades: A Definir.
Recurso
Metodológico: LÍNGUA PORTUGUESA: Trabalhar o livro infantil “O Cabelo da
Lelê” da autora Valéria Belém. As atividades começarão pela leitura do livro em
uma roda de conversa, onde os alunos serão levados a uma reflexão sobre a
história do livro trazendo a tona o assunto da diversidade, introduzindo a
importância do respeito as diferenças. Em seguida os alunos farão juntamente
com a professora a escrita de um poema sobre a Diversidade, onde farão relação
com a personagem do livro, a si próprio e os colegas da sala.
GEOGRAFIA: Levar os alunos ao laboratório de informática para
realizar uma pesquisa sobre o espaço geográfico Africano, fauna, flora, relevo
entre outros pontos. Construir uma maquete em pequenos grupos sobre o assunto
pesquisado.
HISTÓRIA: Relembrando a história do livro, apresentar aos
alunos vídeos e imagens no Datashow, sobre a História do Brasil, apresentando
sua relação com a África no período da colonização e nos dias atuais,
demonstrando um pouco da cultura africana e suas relações sociais, destacando
sua importância e a necessidade de valorizá-la. Após uma roda de conversa,
montar cartazes sobre o assunto discutido.
MATEMÁTICA: Apresentar aos alunos dois jogos africanos,
mostrando de qual lugar da África pertence. TAMBURETA (TANZANIA); Pegue 45
grãos (feijão ou tampinhas de garrafas). Antes do jogo, os 45 grãos ficarão
dispostos no chão para formarem um triângulo. A linha de baixo tem 9 grãos, a
próxima 8, a seguinte tem 7, e assim sucessivamente até ficar somente um grão.
Ao todo são nove linhas (formando um triângulo). Quatro crianças sentam-se ao
redor do triângulo. O jogador no topo é o “chefe” ou árbitro. Dois jogadores
sentam-se em cada lado do triângulo e são os removedores. O quarto senta-se na
parte inferior do triângulo de costas para o jogo. Ele é o “desafiador”. Os
removedores se revezam para retirar os grãos mais próximos ao seu lado da
primeira linha que está sendo esvaziada. Depois de vazia, a segunda linha é
esvaziada e assim sucessivamente. O chefe bate as mãos e o “desafiado” deve
gritar o número de feijão, que foi apanhada, sem olhar para o triângulo. No
entanto, o desafiante não pode gritar quando o primeiro feijão de cada linha
for removido. Ele deve ficar em silêncio. ESCOLHA A PEDRA (LIBÉRIA); O objetivo
é escolher a pedra correta. O primeiro jogador vira de costas para o jogo
enquanto os outros escolhem uma pedra. As pedras são numeradas de 1 a 16 e
organizadas em duas linhas. Depois disso, o jogador se vira e tenta adivinhar o
número escolhido. Ele só pode perguntar ‘qual é a linha da pedra?’. Os
jogadores respondem apenas ‘primeira’ ou ‘segunda’. Após a primeira resposta o
jogador pode mover todas as pedras ímpares para a primeira linha e deixar as
pares na segunda e perguntar novamente. O jogador pode arrumar as pedras até 4
ou 5 vezes, usando diversas estratégias. Se ele adivinha a pedra correta ganha
um ponto. O vencedor é o jogador que tiver o maior número de pontos depois de
um número acordado de rodadas.
EDUCAÇÃO FÍSICA: As atividades serão realizadas no pátio da
escola, onde primeiramente serão apresentadas as brincadeiras de origem africanas
que estão presentes na cultura brasileira, levando os alunos a refletirem sobre
a relação entre as duas culturas. PEGUE A CAUDA (NIGÉRIA) OU CABRA CEGA: Os
jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando pelo
ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou no cinto. A
primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição e tenta pegar uma
‘cauda’ de outra equipe. Ganha quem pegar mais lenços. Se for apenas duas
equipes ganha quem pegar primeiro. MAMBA (ÁFRICA DO SUL) OU PEGA-PEGA; Marque e
estabeleça limites. Todos devem permanecer dentro dos limites. Escolha um
jogador para ser a manba (cobra). A cobra corre ao redor da área marcada e
tenha apanhar os outros. Quando um jogador é pego, ele segura sobre os ombros
ou a cintura do jogador que representa a cobra e assim sucessivamente. Somente
o primeiro jogador ( a cabeça da cobra) pode pegar as outras pessoas. Os outros
jogadores do corpo podem ajudar não permitindo que os adversários passem, pois
estes não podem passar pelo corpo da serpente. O último que não for pego vence.
TEMAS TRANSVERSAIS DIVERSIDADE E CIDADANIA: Serão trabalhados
em todas as matérias promovendo uma reflexão a cerca da importância da História
e Cultura Afro-Brasileira.
RECURSOS: Datashow,
livros, revistas, imagens, vídeos, computadores, pedra (para as brincadeiras),
cartolinas, placas de isopor, cola, tesoura, canetinha, canetões, tintas,
palitos de picolés, animais de plásticos, papel sulfite ( para a confecção das
maquetes).
AVALIAÇÃO: Será contínua
através da observação individual e coletiva as competências e habilidades
desenvolvidas nas atividades propostas, bem como a relação entre alunos e
professor. Propondo como forma de avaliação um feedback de tudo que foi
discutido até então possibilitando a construção de um conhecimento concreto e
de caráter crítico- reflexivo.
Bibliografia: https://pt.slideshare.net/naysataboada/o-cabelo-de-lele
http://www.buala.org/pt/a-ler/a-africa-na-literatura-para-criancas-por-uma-estetica-do-cabelo
https://africadoladodeka.wordpress.com/projeto-interdisciplinar/
*Uma ideia interessante seria trabalhar também a culinária africana tão presente e marcante na nossa cultura
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