Literatura: Band Of Brothers por Stephen E.Ambrose

Eu que nasci na melhor época da evolução da raça humana em termos de tecnologia, em pleno auge da globalização, onde minha infância foi a mais doce e divertida, onde passava as manhãs assistindo desenho, e brincando com meu irmão, num lar cheio de paz e amor, apesar das dificuldades promovidas pela sociedade, nunca entendi o porque dos seres humanos quererem se autodestruir e destruir os demais em uma guerra sangrenta que não faz sentido algum para a vida de cada um, ao estudar sobre ambas Guerras Mundiais na escola, era difícil ver algum sentido... talvez ainda seja, o fato é que infelizmente no ensino brasileiro aprender história do nosso país e do mundo é muito superficial, nos privando de uma visão ampla e complexa que acaba por desumanizar o nosso pensar... meu irmão tem uma paixão louca por livros desse gênero e ama falar sobre... até pouco tempo o achava maluco, pensava .. que graça tem ler sobre homens se matando e também a inocentes, isso não me soma em nada na vida, é algo nojento....
EU ESTAVA ERRADA!
 As histórias desses livros apesar de ainda não fazerem sentido para uma cristã que acredita no primeiro mandamento deixado por Deus, vem mostrar que por mais torta e contrário ao mesmo tenha sido, foi a maneira que eles encontraram para proteger aqueles que amavam e que humanamente faziam parte daquela sociedade da época ...poderia ficar horas aqui falando sobre os sentimentos que este livro fez crescer em mim, mas preciso continuar o post!
 O livro "Band Of Brothers" ou "Irmãos de Guerra" poderia ser apenas mais um no meio de tantos outros desse gênero, mas através de testemunhos reais, dado pelos soldados e seus familiares ao escritor americano Stephen E.Ambrose, nos leva a realidade do maior acontecimento da Segunda Guerra Mundial, trazendo para nós o significado da verdadeira amizade, e de um humanismo que só quem já viveu pode explicá-lo....
 Homens que deixaram seu país, seu futuro na gaveta, sua família, arriscando suas próprias vidas em prol de algo que está fora do nosso entendimento ....mas  é a eles e a muitos que devemos a nossa paz, e vida atual...
O livro foi inspiração para a mini série de mesmo nome e com direção do ator e diretor Tom Hanks, vamos conhecer?

 
Band of Brothers (no Brasil, Irmãos de Guerra e em Portugal, Irmãos de Armas) é uma minissérie de televisão que conta a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Co-produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, foi lançada pela HBO em 2001 e continua sendo exibida em diferentes canais de televisão ao redor do mundo.
A minissérie destaca-se, dentre vários motivos, pelos esforços em sua ambientação e veracidade. Um exemplo: para reproduzir com maior fidelidade os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, foram necessários mais de 10 mil atores extras, cerca de 700 armas autênticas, 400 armas de borracha e cerca de 14 mil caixas de munição em cada dia de filmagem. Além disso, tanques da Segunda Guerra foram restaurados, um avião C-47 autêntico foi usado e a vila que serviu como cenário para 11 cidades européias tinha o tamanho de nove campos de futebol americano. A série teve custos de produção e cenários mais caros que os do filme O Resgate do Soldado Ryan; a produção custou cerca de US$ 125 milhões e demorou 9 meses para ser finalizada, o que rendia à série o título de maior e mais cara já feita para a televisão, sendo batida em 2010 pela nova produção, sobre o mesmo assunto, de Tom Hanks e Steven Spielberg denominada The Pacific.
Baseado no livro de mesmo título, da autoria de Stephen E. Ambrose, a série narra a história da Companhia E (Easy Company) do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos em sua campanha durante a Segunda Guerra Mundial. Tal Companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia no dia 6 de Junho de 1944, o famoso Dia D, além da famosa Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.

Sob a ótica dos combatentes, a série narra a campanha do regimento de para-quedistas americanos, desde sua preparação ainda em Toccoa, Estado da Geórgia nos Estados Unidos, até a captura do Ninho da Águia, fortaleza de Hitler nos Alpes em Berchtesgaden.

Os eventos retratados na série são baseados em pesquisas de Ambrose e entrevistas gravadas com os veteranos da Easy Company. Algumas licenças literárias foram tomadas nos episódios, e outras diferenças a partir do livro são exibidas nos episódios[1]. Todas as personagens retratadas na Série são baseadas em membros reais da Easy Company; alguns deles aparecem antes do começo dos episódios, em pequenas entrevistas/depoimentos. (Suas identidades, entretanto, só são reveladas no final do último episódio da série.) 


 Fonte: Wikipédia

*Uma história real, que deixou cicatrizes que nem o tempo conseguiu apagar:

(Trailer / Canal : Marinho Alex Kamiroski Melo)

Deixo aqui um trecho do livro ao qual me emocionou muito, quando a Companhia E se depara com um dos vários campos de concentração, nos levando a realidade do sofrimento das pessoas que ali foram presas, escravizadas, humilhadas, mortas, estupradas, desumanizadas... 



"A lembrança de homens macilentos e estuporados", Winters escreveu,"que baixavam os olhos e a cabeça quando olhávamos para eles através do alambrado,como cães que se encolhem ao serem espancados e maltratados, imprime em nós sentimentos indescritíveis,que jamais se esquecem. O choque de ver pessoas atrás daquela cerca me fez dizer comigo mesmo: 'Agora sei por que estou aqui!'" 













Em respeito a todos soldados presentes em lembranças nesse livro, encerro o post com a música de abertura da série ... até o próximo!


 

Comentários

Postagens mais visitadas