Literatura: "Os Meninos Que Enganavam Nazistas" por Joseph Joffo


Senta, que lá vem a história!!!
Sempre quis dizer isso, aliás quem assistiu todos os programas infantis clássicos da TV Cultura, deve ter percebido a referência... Que saudade da minha infância!!
Por falar em infância, você já parou para pensar como foi o início da vida de muitas crianças no período das grandes guerras mundiais? E melhor, como foi para crianças judias crescerem na Europa na época em que Hitler espalhava suas ideias de ódio por onde passava?
Esse livro que ganhou uma versão (aliás duas, o autor cita no posfácio do livro) para o cinema, nos leva a viver grandes aventuras com os irmãos Joseph e Maurice Joffo, por toda a França em plena Segunda Guerra Mundial, eles para sobreviverem e poderem se juntar finalmente a sua família, precisavam manter em total segredo as suas origens  judaicas...
Muitos perigos, medos, mas também momentos de muito amor e amizade fraterna....
É  um livro autobiográfico cheios de lembranças e muita coisa para se aprender ....
Confira a resenha:


Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista, e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade.

Editora Vestígio


Acompanhe o trailer do filme que foi lançado em 2017, tendo no elenco o próprio Joseph Joffo :


Joseph ao escrever o posfácio do livro (o qual achei muito interessante), explica alguns pontos que ficaram vagos no decorrer da história (pois a escrita é simples, para demonstrar uma história contada por ele ainda quando criança) e que o livro tem sido muito utilizado em escolas inclusive na Alemanha (ironia,não?) para promover a reflexão sobre a questão do racismo, xenofobia e tantos males que perduram na humanidade, desde muito tempo.
Uma lição para as futuras gerações, sem dúvidas!
Deixo aqui um trecho do Posfáscio, como reflexão a você que está lendo esse post, espero que possamos ser melhor a cada dia, melhores humanos! E até o próximo!

 "Quando a árvore da vida viu os lenhadores chegarem pela primeira vez à floresta, enquanto todas as outras árvores choravam e se lamentavam ao seu redor,ela disse: não chorem irmãs, não se esqueçam que o cabo do machado é dos nossos!"
(...) os judeus que durante a guerra, esperavam  com sua trouxa, que os nazistas viessem prendê-los, dizendo:"Não temos nada a temer deles,também são homens..." 

Nota: O livro foi escrito em 1973, e existe apenas uma versão do filme, o que é importante frisar é que embora o mesmo seja uma versão do livro, apresenta muitas diferenças, as quais o autor faz uma ressalva no posfácio.

Comentários

Postagens mais visitadas