Meu Diário Alimentar + Bolo de Banana Sem Glúten e Lactose


Olá amores e amoras tudo bem?
Para quem não sabe, esse ano de 2019, que está chegando ao fim graças a Deus, não foi fácil para mim em vários aspectos, mas principalmente na questão saúde ... o que contei neste post Falando de Saúde: Tenho Hérnia de Hiato e agora?  

E recentemente, cerca de uma ou duas semanas atrás, passei por outra crise desse meu problema, e foi uma das semanas mais difícil  de 2019, para mim, sem dúvida! A dor era tão grande, que cansei não só fisicamente como emocionalmente, psicologicamente ... literalmente "EU QUERIA SUMIR DA FACE DA TERRA" ... depois de remédios... uma alimentação toda regrada... o pior passou e não estou sentindo nada ....e quero continuar assim ....
Então resolvi observar mais o meu organismo e pesquisar ... estou com suspeita de que tenho desenvolvido sensibilidade ao leite e ao glúten... olhando para trás percebi que os alimentos que ingeri tinha esses dois ingredientes... uma outra suspeita seja de um remédio que tomei para cólicas menstruais que é muito forte ... no fim de tudo foi uma soma....
Ainda sobre a alimentação, decidi tirar esses dois ingredientes da minha dieta... e já tenho sentido diferença ... estou buscando soluções para substituí-los e continuar me alimentando bem, uma vez que preciso cuidar do meu corpo, com todos os nutrientes necessários ...
Nessa semana de crise perdi mais três quilos, e desde o começo do problema já se soma quase onze ...o que é bom por um lado, mas por outro pode surgir outras complicações como anemia por exemplo...
Pensando nisso, tenho ingerido bastante frutas, verduras e legumes! 
Mas enfim, esse post agora, muda um pouco a ideia desse blog ... estarei aqui postando esse novo quadro, com o objetivo de registrar minha luta contra essa doença, e procurar ajudar pessoas que estão passando por situações parecidas!
Hoje trago uma receita de bolo de banana, a base de farinha de arroz e aveia, que não leva leite ... e que me surpreendeu bastante... dá para levar sim uma vida mais saudável... desde que queira melhorá-la e dá sim para comer algo gostoso.. sem se sacrificar!
Espero que gostem!



 1 xícara de bananas maduras (250g ou 3 bananas médias) *quanto mais maduras melhor
3 ovos
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
 1 pitada de sal (1 grama)
1/3 xícara de açúcar refinado 
1/3 xícara de óleo (ou a mesma quantidade mas substituindo pela margarina derretida, pois o bolo com óleo fica mais seco)
1 xícara de farinha de aveia (ou farinha de arroz sem glúten)
1/3 xícara de amido de milho 
1/2 xícara de uvas passas
1 colher (sopa) de fermento em pó


  • Unte uma forma e polvilhe com um pouco de farinha de arroz e preaqueça o forno a 180°.
  • Descasque as bananas e amasse-as com um garfo dentro de uma bacia até virar um purê.
  • Adicione os ovos, a canela, o sal e misture até ficar homogênea.
  • Adicione o açúcar e óleo e mexa novamente.
  • Adicione a farinha,o amido e mexa bem até obter uma massa homogênea.
  • Polvilhe as passas com um pouco de farinha de arroz (isso evita de elas afundarem na massa) e coloque-as na massa.
  • Finalize com o fermento em pó e mexa rapidamente.
  • Asse por cerca de 25 minutos ou faça o teste do palito

Comentários

Postagens mais visitadas