Falando de Livros e Afins: Você conhece a sua história? Duas super dicas para se conhecer melhor!


Olá amores e amoras, tudo bem?

 Todo mundo passa em algum momento da vida, pelo que chamamos de 'crise de identidade', seja na adolescência, em uma entrevista de emprego (sabe aquela pergunta ultrapassada que todo RH solta: Quem é você? E sempre dá aquele branco?), quando estamos descobrindo qual profissão queremos seguir ...enfim, não importa o momento ou nossa idade, ela sempre aparece! E tudo bem! Faz parte do processo natural de amadurecimento, ou pelo menos a tentativa da maturidade! Às vezes aparece em diversos momentos, em outros casos ela dura uma vida inteira ... 

Acho que no fim, o sentido da vida é somente esse: tentar responde-la. 

Talvez a resposta venha em formato de outra pergunta:

Qual a sua história?

A vida é única, rápida, passageira e imprevisível! Por isso, estamos tão ocupados, Tão (sim com letra maiúscula) preocupados e com Tanta pressa para viver tudo que conseguirmos, que nos esquecemos do que já foi vivido, e devido ao estresse do mundo capitalista e globalizado, as memórias que ali foram construídas, acabam jogadas embaixo da cama, ou no fundo do guarda-roupa... e com elas um pedaço grande d´ gente!

Em um mundo tão grande e cheio de pessoas, raras são as que conseguem ser lembradas de maneira atemporal!

Você já parou para pensar, que um dia iremos ir embora e com o tempo seremos como o vento? Claro que algumas pessoas lembrarão e sentirão falta, mas... elas também não são eternas!

Vou expor um pensamento que carrego comigo aqui com vocês, será o nosso segredo (promessa de mindinho) ...

'Eu não tenho medo de não ser lembrada, tenho medo de ser esquecida!"

   Que paradoxo, né?! Mas para mim faz todo sentido!

Bom chega de tanto filosofar (risos)!!!

Hoje eu trouxe para vocês, duas propostas muito legais e dinâmicas de registrar a sua história, os momentos especiais, suas dificuldades e sonhos para o futuro!

Talvez seja a maneira mais legal e divertida de responder sobre quem é você, e registrar a sua história de vida, e quem sabe um dia, ela possa ser compartilhada com as futuras gerações, ou o 'você' de amanhã possa redescobrir a sua origem, e de como chegou até lá!

Vamos lá?


 A primeira dica é o livro "Queime Depois de Escrever" da autora Sharon Jones, da editora Sextante.

Como acabou de ler o título do livro, a ideia é essa mesma! No sentido literal!

O livro é um dossiê de si mesmo. Onde com perguntas e jogos simples ou complexos, te convida para uma viagem pela sua vida, passando pelo passado, presente e o que almeja para o futuro!

Se o que foi registrado, não lhe trazer lembranças boas, se for algo que incomoda, se for pesado relembrar, ou simplesmente deveria ser apagado de vez... apenas risque o fósforo e queime o livro!

O livro quer apenas que a pessoa que escreverá nele, seja sincero consigo mesmo! Liberando tudo que está preso dentro de si! A sinceridade que muitas vezes não podemos ter, ou não nos sentimos seguros, para falar em público!

É um exercício de autoconhecimento!

Tenho o livro em minha estante, comprei ele no começo da Pandemia, não consegui terminá-lo porque ainda não consigo responder em muitos aspectos, principalmente em relação ao meu futuro. Ao responder pude perceber o quanto posso ser grata pela minha infância, pude compreender melhor a minha adolescência, relembrei muitos momentos preciosos, e os que não dava tanta importância percebi o seu verdadeiro valor...consegui me liberar de mágoas e de pessoas, que embora não posso queimá-las com o livro, sei agora qual lugar elas devem permanecer em minha vida e claro não é no meu futuro (pelo menos o futuro que no momento enxergo).



A segunda dica é lançamento desse ano, da também editora Sextante.

O livro que na verdade é um diário, se chama Uma anotação por dia: 7 anos de memórias.

A proposta é mais simples, mas pode ser muito contagiante e nos trazer muitas surpresas!

O conceito é que durante 7 anos, uma vez por dia, você faça uma anotação. Um acontecimento importante, uma notícia boa ou algo ruim, uma frase que te chamou atenção naquele dia, algo que aprendeu, uma pessoa que conheceu...enfim não importa! 

Apenas conte a sua história! E a medida que vai registrando, durante os sete anos, poderá se conhecer melhor, observar o quanto amadureceu (ou não), os sentimentos que viveu, os caminhos percorridos até chegar onde está!

O design do livro por dentro é tão simples, parece uma agenda, mas tem sido uma delícia registrar meus pensamentos,sentimentos e memórias nele. Aliás está faltando espaço (risos).

Uma ótima dica para presentear, não?!

Então, me diga...Quem é você? Qual a sua história?

Essa é minha dica de hoje, espero que tenham gostado! Um beijo no coração e até o próximo encontro!

 


 

 


Comentários

Postagens mais visitadas