Estágio Obrigatório na Educação Infantil :Pontos Negativos e Positivos

Olá amores e amoras ,como estão?Eu hoje estou muito feliz ,cansada,feliz,cansada e agradecida (já falei cansada???) porque hoje chegou ao fim (pelo menos a metade) do meu primeiro estágio ...e venho aqui hoje compartilhar com vocês um pouco do que tive que enfrentar ,mas que graças a Deus deu tudo certo!
Primeiramente deixo claro aqui ,que não citarei o nome da escola e muito menos colocarei fotos do estágio na instituição ,porque isso precisaria da permissão do dono da escola e dos pais dos alunos ,até porque estamos lidando com um bem privado e menores de idade,então nem tirei ...trarei aqui a realidade nua e crua do processo de estágio em uma universidade a distância...
Então vamos lá ...


*Se você não trabalha na área a qual pretende fazer faculdade ou não possui nenhuma experiência  aconselho que repense sobre entrar em uma universidade a distância.Simplesmente porque o tempo é muito curto em cada período ,requer de você habilidade em se organizar e isso contará na hora do estágio porque....

Primeiro ponto negativo : O estágio obrigatório não é remunerado ,ou seja aquele estágio que fazemos e somos remunerados para essa categoria não tem valor algum ...

Segundo ponto negativo: Por ser uma universidade a distância pode haver muito preconceito ,pois a maioria das pessoas acham que uma universidade a distância o ensino é baixo e os alunos fazem por fazer (o que isso não é totalmente mentira ,na verdade o ensino é´muito bom sem dúvida ,porém a maioria dos alunos levam com a barriga ,dando essa impressão negativa)

No meu caso a minha cidade a prefeitura de Anápolis (falo isso em forma de protesto e como cidadã tenho o direito e dever de espalhar a notícia) simplesmente não aceitam estagiários da minha faculdade,alegando que falta documentos ...mas enfim ...
Restando apenas as instituições particulares ,que infelizmente tem muitas que não aceitam ..isso devido a muitos aspectos ....falta de documentos (da escola),e também infelizmente por má condutas de outros estagiários,o que acaba deixando as escolas com mais receio ... 

Terceiro ponto negativo: A burocracia  é muito papel,muito detalhe ...e por ser a distância ,eles serão mandados para a sede e se tiver algum erro o estágio é reprovado enfim ...muito por nada...

Quarto e não menos importante : Na escola são apenas 13 dias ,que passam muito rápido.Para quem tem alguma experiência,mesmo que seja pouca como eu ,consegue ter uma noção melhor do que se passa ...é muita teoria e pouca prática (não desconsiderando nenhuma, mas a prática é o principal ,pelo menos na minha opinião).

Quinto A temida Intervenção : Se você conseguir fazer ,já será um milagre ...Toda escola já possui seu planejamento ,as professoras (res) já tem tudo agendado ,fica difícil você chegar e colocar o seu nariz ...a sim de boa ...o fato que você precisará de algo para colocar no relatório final ...

Sexto O relatório Pedem muito para você realizar em muito pouco tempo ,tem uma parte do relatório que seria interessante ,onde fala do PPP da escola (Projeto Político Pedagógico) ,porém nem sempre aliás na maioria das vezes ,a escola não deixa que ocorra esse acesso (por se tratar de um documento muito importante ).Então nessa parte o jeito é encher linguiça (como diz minha avó)



Vamos aos pontos positivos (calma existe sim ...)

Primeiro : Fazer estágio obrigatório ,significa que você já passou da metade do seu curso e falta alguns periódos para você pegar o tão sonhado diploma.

Segundo :Por mais rápido ,cansativo ,você aprende muito ,tanto com os funcionários como com os próprios alunos ...

Terceiro:Pode ai surgir uma vaga de emprego (ou até mesmo uma porta aberta para o outro estágio)

Quarta: Você faz novas amizades ,e pode receber muitos conselhos de quem já está trabalhando na área a mais tempo.

Quinta: Ainda dá tempo de desistir ,se ver que não é o que quer para a vida ,afinal lidar com crianças e adolescentes tem que gostar e ter jeito ...


*Bom o meu estágio na primeira semana fiquei com muito receio ,porque percebi que as pessoas não estavam muito confórtáveis com minha presença,o estágio geralmente é mais observação ,mas senti a necessidade de trabalhar e deu resultado ,além de aprender muito ,ajudei as professoras e o pessoal olhou com melhor sentimento para mim ...isso porque nas escolas particulares ,eles gostam que ajudem afinal o tempo é muito curto e o trabalho é muito ...e pelo menos na minha opinião não vejo mal algum em ajudar .. ficar só olhando não rola né ...
Isso é bom porque as pessoas se sentem mais seguras em também te ajudar,recebi muitos conselhos e explicações que irá me ajudar muito ,e se você está procurando um emprego a hora é essa ...hoje fala-se em RECIPROCIDADE ,vamos pratica-la.Foram 52 horas na escola o restante será na minha casa onde escreverei meu relatório e montarei a Amostra (essa que apresentarei aos meus colegas ) ,então o trabalho apenas está na metade. 
 
*Bom por enquanto é só isso pessoal ,no próximo post falarei do meu projeto de intervenção sobre LUDICIDADE :ENSINO DE ARTE E MÚSICA ,ideias legais de trabalhar os conteúdos para as crianças de uma maneira mais light ,mas com muito significado .

 "Você é o que colhe!!!"


  

Comentários

Postagens mais visitadas