PEDAGOGANDO- LUDICIDADE, ENSINO DE ARTE E MÚSICA (Projeto do Estágio de Educação Infantil)

Olá amores e amoras, como estão?
Finalmente depois de dois meses, estou postando aqui o meu projeto do estágio que fiz esse ano na Educação Infantil.O motivo da demora foi que estava esperando ele ser corrigido (Acabou hoje,acredita?), claro que a gente espera receber um EXCELENTE (a nota é por conceito) mas recebi um MUITO BOM, que para mim é um EXCELENTE porque sei que cada vírgula, ponto e ideia é minha, fui eu que fiz ou seja tem o suor meu ali...
Bom não colocarei todo o relatório apenas o plano de aula mesmo, lembrando que o conteúdo foi de acordo com o que a professora da sala onde fiquei estava trabalhando naquele momento ...bom confira ;)

A proposta do projeto aqui apresentado ,com o tema “Ludicidade:Ensino de Arte e Música” para Educação Infantil,visa aliar : o ‘brincar’ do dia a dia da criança,este fundamental no seu desenvolvimento,aos conteúdos propostos em sala de aula,de forma significativa.De modo a contribuir na construção do conhecimento em suas vertentes (cognitivo,psicossocial,político e cultural) e na formação da sua autonomia e cidadania.

INTRODUÇÃO: 

 

O presente projeto propõe conciliar os conteúdos trabalhados em sala de aula, com a realidade do aluno e suas necessidades de forma lúdica, visando oferecer ao aluno, caminhos para se desenvolver de forma integral.O brincar é um dos maiores fatores para que isso ocorra. Segundo PIAGET (1971),o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
O brincar deve ser trabalhado de modo significativo para o processo de aprendizagem da criança, onde se faz necessário, levar a criança a outras vertentes do lúdico, trazendo para ela o contato com a arte e a música, considerados meios de divertimento, cultura e ludicidade
O projeto oferece possibilidades da criança interagir com o meio sociocultural  a qual pertence, se conhecer e reconhecer como sujeito detentor do conhecimento e construtor do mesmo, de desenvolver capacidades, e de  se sobressair das dificuldades encontradas.


- Temática – conteúdo : Ludicidade : Ensino de Arte e Música.

- Objetivo geral: Levar o aluno através da ludicidade a relacionar o contéudo ensinado na sala de aula ao seu dia a dia.

- Objetivos específicos: -Relacionar os contéudos de maneira lúdica com o dia a dia do aluno.
-Instigar  a curiosidade sobre os temas trabalhados.
-Promover a interação entre os alunos e o professor.
-Incentivar o trabalho em grupo.


- Metodologia: O projeto aqui citado ,deverá ser utilizado durante todo o ano escolar,levando aos alunos ,diversos caminhos de maneira lúdica a apreenderem o conteúdo de ensino proposto e a relacionarem com sua realidade ,desenvolvendo-se de forma integral e possibilitando a formação de sua cidadania, interagindo com os demais e o meio em que vive.

- Recursos: - Materiais reutilizáveis  como : garrafa pet, tampinhas, caixas de fósforos, entre outros; Materiais didáticos como : jornais e revistas, quadro, giz , cartolina, cola, lápis de cor, papel sulfite, papel canson; entre outros; Materiais tecnológicos como cds, som.

- Avaliação: Através da observação contínua de forma coletiva e individualmente , observando as situações visando os aspectos qualitativos. Ou seja   o desenvolvimento (social, cultural, cognitivo, psicomotor) do aluno. Levando em consideração a construção da cidadania e autonomia do mesmo. 



Plano de Aula 1

- CONTEÚDO Linguagem Oral e Escrita : Conhecendo a letra ‘G’; Brincadeira-Pescaria de Letrinhas.
- OBJETIVOS –Levar o aluno a identificar palavras que comecem com  letra ‘G’, no seu dia a dia.
-Incentivar o trabalho em grupo.
-Desenvolver a coordenação motora.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA –Introduzir com perguntas ,levando os alunos a expressarem seus conhecimentos prévios sobre a letra ‘G’ .De acordo com esse momento de conversa,dividir os alunos em pequenos grupos, onde com utilização de revistas e jornais, montarão cartazes com figuras e palavras que comecem com a letra ‘G’.Em um segundo momento,levar as crianças ao pátio onde a professora apresentará a brincadeira  ‘Pescaria de Letrinhas’,que será realizada em pequenos grupos, onde em uma bacia com água, utilizando peneiras as crianças deverão pescar as tampinhas de garrafa pet, que contenham a letra ‘G’ .
- RECURSOS METODOLÓGICOS Papel sulfite;jornais e revistas;cola,tesoura;bacia de plástico;tampinhas de garrafas pet; peneiras ou conchas; água.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e individualmente.Será observado nesta atividade : a interação entre os alunos e   o professor ; se o conteúdo foi de fácil compreensão para os alunos.



PLANO DE AULA 2

- CONTEÚDO Linguagem Oral e Escrita : Conhecendo a Letra ‘H’; Jogo de Memória.
- OBJETIVOS –Levar o aluno a identificar palavras, objetos entre outros que comecem com a letra ‘H’ no seu dia a dia.
-Desenvolver a percepção e memória do aluno.
-Desenvolver a coordenação motora.
-Incentivar o trabalho em grupo.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA Em uma breve roda de conversa, que será realizada de maneira confortável e aconchegante, em um círculo com todos sentados no chão da sala de aula, levar os alunos a reconhecerem palavras que comecem com a letra ‘H’.Em pequenos grupos, orientar os alunos e auxiliá-los na confecção de um ‘Jogo de Memória’, feito com caixas de fósforos e com as palavras descobertas durante a roda de conversa. Após a confecção deixar a brincadeira acontecer, levando sempre o aluno a observar as palavras, trabalhando assim a pronúncia, sua percepção e memória.
- RECURSOS METODOLÓGICOS Revistas e jornais; cola; tesoura; caixas de fósforos.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e individualmente.Será observado nesta atividade: percepção diante da atividade proposta ; interação com os colegas e professor; habilidades (dinamismo , colaboração, memória).



PLANO DE AULA 3

- CONTEÚDO Matemática – Conhecendo o numeral ‘13’.
Artes- Poema ‘A Flor Amarela’ de Cecília Meireles.
- OBJETIVOS –Levar o aluno de maneira lúdica a reconhecer o numeral 13 no seu dia a dia.
-Incentivar a criatividade dos alunos.
-Desenvolver a imaginação dos alunos.
-Trabalhar a contagem e comparação com os alunos.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA Matemática-Dividir os alunos em  duplas.Para cada dupla, entregar um cartaz contendo palhaços que em sua roupa contenha numerais de 0 a 13 .Distribuir em seguida para os alunos, confeitos coloridos de chocolate, pedindo para eles colocarem os confeitos nas roupas dos palhaços de acordo com o numeral em sua roupa, fazendo a contagem e em seguida comparando as quantidades.Ao final da atividade, pedir para que eles façam de maneira igual a divisão dos confeitos entre si, deixando-os comerem os doces.
Artes-Utilizando palitoches e um flanelário contar aos alunos uma história adaptadada  poema ‘A Flor Amarela’ de Cecília Meireles.Em uma breve conversa , perguntar aos alunos sobre a história, falando sobre as cores preferidas de cada um. Em seguida utilizando copos para docinhos e botões ilustrar o poema , confeccionando flores.
- RECURSOS METODOLÓGICOS Cartolina e papel canson (para os palhaços); confeitos de chocolate; cola; tesoura; palitoches (confeccionados pelo professor); copinhos para doces e botões.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e individualmente.Será observado nesta atividade: percepção e atenção dos alunos; compreensão na contagem e comparação das quantidades;  habilidades (imaginação e criatividade); interação  entre os alunos e o   professor


 Eu adaptei o poema para uma historinha aliando palitoches com flanelário.

 

ARABELA ERA UMA MENINA MUITO ESPERTA,GOSTAVA DE BRINCAR E ESTUDAR,MAS O QUE ARABELA MAIS GOSTAVA ERA DE PASSAR O DIA BRINCANDO NA CASA DA VOVÓ MARIA.
VOVÓ MARIA TINHA UM BELO JARDIM COM MUITAS FLORES COLORIDAS. ELA TINHA MARGARIDAS, ROSAS...
DE TODAS AS FLORES, ARABELA GOSTAVA MUITO DE GIRASSÓIS, PORQUE GIRASSOÍS SÃO DA COR FAVORITA DE ARABELA ... SÃO AMARELOS!
COMO ARABELA ERA UMA ALUNO MUITO ESTUDIOSA ,VOVÓ MARIA RESOLVEU DAR UM PRESENTE PARA A NETINHA ...
COLOCOU NA JANELA DO QUARDO DE ARABELO ,VÁRIOS VASINHOS COM SEMENTES...
ARABELA FICOU MUITO CONTENTE E ASSIM COMO VOVÓ MARIA A ENSINOU, ELA PEGAVA SEU REGADOR E TODO DIA BEM CEDINHO, REGAVA AS SEMENTINHAS ... SUA JANELA SE TORNOU A JANELA MAIS BELA DO SEU BAIRRO, POIS NELA HAVIA GIRASSÓIS AMARELOS ....



PLANO DE AULA 4

- CONTEÚDO Linguagem Oral e Escrita – Conhecendo a letra ‘J’.Música: Jacaré Legal (Eliana), aliado a Natureza e Sociedade : Importância dos animais e a natureza. Jogo de Boliche.
- OBJETIVOS –Levar o aluno a reconhecer a letra ‘J’ no seu dia a dia.
-Refletir a importância dos animais e a preservação da natureza.
-Incentivar a Musicalidade.
-Estimular o trabalho em equipe.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA Com máscaras de jacarés,confeccionadas pelo professor,cantar e dançar fazendo gestos a música do ‘Jacaré Legal’.Em seguida em uma roda de conversa, debater com os alunos sobre a importância dos animais, a natureza  e sua preservação.Com figuras de animais que comecem com a letra ‘J’, trazidas pelos alunos de casa em uma proposta de pesquisa,confeccionar com os alunos um jogo de boliche utilizando garrafas pet. Dividir a sala em dois grupos ,onde no quadro o professor irá anotar os nomes de cada animal que cada equipe conseguir derrubar, levando os alunos a identificarem a letra ‘J’ e as demais letras.
- RECURSOS METODOLÓGICOS Máscaras de jacaré em e.v.a(confeccionadas pelo professor); cd; som; garrafas pet; fita adesiva; bola;figuras de animais (dos alunos); quadro; giz.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e individualmente. Será observado nesta atividade: interação entre alunos e professor; compreensão em relação ao tema discutido; desenvoltura ao trabalhar em equipe; interesse e dinâmica.
 (Jacaré Legal- Eliana)


PLANO DE AULA 5

- CONTEÚDO Natureza e Sociedade-Dia do Soldado ; Música ‘Marcha Soldado’;Montagem do Soldado.
- OBJETIVOS –Falar sobre o papel do soldado na sociedade, destacando sua importância.
-Levar o aluno a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
-Interagir com os alunos.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA Com figuras de soldados,montar um pequeno cartaz,apenas para demonstrar aos alunos o perfil do soldado.Em uma breve conversa,procurar incentivar as crianças a falarem o que sabem sobre o trabalho do soldado , destacando sua importância para a sociedade.Entregar aos alunos a figura de um soldado ‘desmontado’, confeccionado pelo professor, para que os alunos possam montá-lo e em seguida,utilizando tinta, com os dedos, pintar as manchas  que faltam na vestimenta do soldado.Montar um cartaz com os soldados montados para expor na entrada da sala de aula.Para finalizar ,em um momento de descontração , entregar aos alunos, chapéus de soldado, confeccionados pelo professor, cantando e fazendo gestos a música Marcha Soldado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS Figuras de soldados;papel canson (para a confecção dos soldados); papel sulfite; papel cartão e papel laminado (para a confecção dos chapéus); cd; som; tinta guache; cola.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua de forma coletiva e individualmente.Será observado nesta atividade : Atenção; Interação entre alunos e professor; Percepção sobre o tema trabalhado; Desenvoltura na realização das atividades.

(Marcha Soldado- Atchim e Espirro)

 

PLANO DE AULA 6

- CONTEÚDO Artes- ‘O Pintinho Amarelinho’(Música e colagem).
Corpo e Movimento –Brincadeira ‘Zigue-Zague’.
- OBJETIVOS –Incentivar a criatividade do aluno.
-Interagir com a turma.
-Desenvolver a Musicalidade, a Expressão Corporal e o Movimento.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA Artes-Cantar fazendo gestos com os alunos a música ‘Meu Pintinho Amarelinho’.Em seguida os apresentar o modelo do pintinho que cada aluno irá confeccionar, utilizando copinhos para doce.Após o término, essa atividade será fixada as outras de Arte.
Corpo e Movimento- Levar os alunos para o pátio, onde serão divididos em dois grupos.Os alunos em uma fila, ficarão lado a lado com os pés afastados um do outro (de maneira que o colega possa passar por baixo).Dado o sinal pelo professor o primeiro aluno de cada equipe deverá passar pelas por baixo das pernas dos colegas, fazendo um zigue zague ,quando este chegar ao final da fila, o segundo aluno faz o mesmo trajeto, até que todos tenha feito, continuando assim a brincadeira.
- RECURSOS METODOLÓGICOS Cd; som; chamequinho; canetinha; lápis de cor; cola; copinhos para doce.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua de forma coletiva e individualmente.Será obersvado nesta atividade;Interação entre alunos e professor; desenvoltura e interesse na atividade proposta; participação; criatividade na confecção da atividade.


 (Pintinho Amarelinho- Galinha Pintadinha)


*Bom amores e amoras esse foi meu projeto foi bem simples, devido ao tempo que é muito corrido, mas foi feito com muito esforço espero um dia colocá-lo mesmo em prática e de forma melhorada, deixo uma pequena reflexão para vocês...

 

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo.

Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em sala sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

Carlos Drummond de Andrade  

*Este trabalho pertence a Elaine de Paula Alves, estudante do 5°período de Licenciatura em Pedagogia da Unopar, por favor não retirar sem devidos créditos. 



Comentários

Postagens mais visitadas