PEDAGOGANDO- LUDICIDADE, ENSINO DE ARTE E MÚSICA (Projeto do Estágio de Educação Infantil)
Olá amores e amoras, como estão?
Finalmente depois de dois meses, estou postando aqui o meu projeto do estágio que fiz esse ano na Educação Infantil.O motivo da demora foi que estava esperando ele ser corrigido (Acabou hoje,acredita?), claro que a gente espera receber um EXCELENTE (a nota é por conceito) mas recebi um MUITO BOM, que para mim é um EXCELENTE porque sei que cada vírgula, ponto e ideia é minha, fui eu que fiz ou seja tem o suor meu ali...
Bom não colocarei todo o relatório apenas o plano de aula mesmo, lembrando que o conteúdo foi de acordo com o que a professora da sala onde fiquei estava trabalhando naquele momento ...bom confira ;)
Finalmente depois de dois meses, estou postando aqui o meu projeto do estágio que fiz esse ano na Educação Infantil.O motivo da demora foi que estava esperando ele ser corrigido (Acabou hoje,acredita?), claro que a gente espera receber um EXCELENTE (a nota é por conceito) mas recebi um MUITO BOM, que para mim é um EXCELENTE porque sei que cada vírgula, ponto e ideia é minha, fui eu que fiz ou seja tem o suor meu ali...
Bom não colocarei todo o relatório apenas o plano de aula mesmo, lembrando que o conteúdo foi de acordo com o que a professora da sala onde fiquei estava trabalhando naquele momento ...bom confira ;)
A proposta do
projeto aqui apresentado ,com o tema “Ludicidade:Ensino de Arte e Música” para
Educação Infantil,visa aliar : o ‘brincar’ do dia a dia da criança,este
fundamental no seu desenvolvimento,aos conteúdos propostos em sala de aula,de
forma significativa.De modo a contribuir na construção do conhecimento em suas
vertentes (cognitivo,psicossocial,político e cultural) e na formação da sua
autonomia e cidadania.
INTRODUÇÃO:
O presente projeto
propõe conciliar os conteúdos trabalhados em sala de aula, com a realidade do
aluno e suas necessidades de forma lúdica, visando oferecer ao aluno, caminhos
para se desenvolver de forma integral.O brincar
é um dos maiores fatores para que isso ocorra. Segundo PIAGET (1971),o
desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para
crescer.
O brincar deve ser
trabalhado de modo significativo para o processo de aprendizagem da criança, onde
se faz necessário, levar a criança a outras vertentes do lúdico, trazendo para
ela o contato com a arte e a música, considerados meios de divertimento, cultura
e ludicidade
O projeto oferece
possibilidades da criança interagir com o meio sociocultural a qual pertence, se conhecer e reconhecer
como sujeito detentor do conhecimento e construtor do mesmo, de desenvolver
capacidades, e de se sobressair das
dificuldades encontradas.
- Temática – conteúdo : Ludicidade : Ensino de Arte e Música.
- Objetivo geral: Levar o
aluno através da ludicidade a relacionar o contéudo ensinado na sala de aula ao
seu dia a dia.
- Objetivos específicos: -Relacionar
os contéudos de maneira lúdica com o dia a dia do aluno.
-Instigar a curiosidade sobre os temas trabalhados.
-Promover a interação entre
os alunos e o professor.
-Incentivar o trabalho em
grupo.
- Metodologia: O projeto
aqui citado ,deverá ser utilizado durante todo o ano escolar,levando aos alunos
,diversos caminhos de maneira lúdica a apreenderem o conteúdo de ensino
proposto e a relacionarem com sua realidade ,desenvolvendo-se de forma integral
e possibilitando a formação de sua cidadania, interagindo com os demais e o meio
em que vive.
- Recursos: - Materiais reutilizáveis como : garrafa pet, tampinhas,
caixas de fósforos, entre outros; Materiais didáticos como : jornais e
revistas, quadro, giz , cartolina, cola, lápis de cor, papel sulfite, papel
canson; entre outros; Materiais tecnológicos como cds, som.
- Avaliação: Através da
observação contínua de forma coletiva e individualmente , observando as
situações visando os aspectos qualitativos. Ou seja o desenvolvimento (social, cultural, cognitivo,
psicomotor) do aluno. Levando em consideração a construção da cidadania e
autonomia do mesmo.
Plano
de Aula 1
-
CONTEÚDO Linguagem Oral e Escrita : Conhecendo a letra ‘G’; Brincadeira-Pescaria
de Letrinhas.
-
OBJETIVOS –Levar o aluno a identificar palavras que comecem com letra ‘G’, no seu dia a dia.
-Incentivar
o trabalho em grupo.
-Desenvolver
a coordenação motora.
-
DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
–Introduzir com perguntas ,levando os alunos a expressarem seus conhecimentos
prévios sobre a letra ‘G’ .De acordo com esse momento de conversa,dividir os
alunos em pequenos grupos, onde com utilização de revistas e jornais, montarão
cartazes com figuras e palavras que comecem com a letra ‘G’.Em um segundo
momento,levar as crianças ao pátio onde a professora apresentará a
brincadeira ‘Pescaria de Letrinhas’,que
será realizada em pequenos grupos, onde em uma bacia com água, utilizando
peneiras as crianças deverão pescar as tampinhas de garrafa pet, que contenham
a letra ‘G’ .
-
RECURSOS METODOLÓGICOS Papel sulfite;jornais e revistas;cola,tesoura;bacia de
plástico;tampinhas de garrafas pet; peneiras ou conchas; água.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e
individualmente.Será observado nesta atividade : a interação entre os alunos e o professor ; se o conteúdo foi de fácil
compreensão para os alunos.
PLANO
DE AULA 2
-
CONTEÚDO Linguagem Oral e Escrita : Conhecendo a Letra ‘H’; Jogo de Memória.
-
OBJETIVOS –Levar o aluno a identificar palavras, objetos entre outros que
comecem com a letra ‘H’ no seu dia a dia.
-Desenvolver
a percepção e memória do aluno.
-Desenvolver
a coordenação motora.
-Incentivar
o trabalho em grupo.
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA Em uma breve roda de conversa, que será realizada de maneira
confortável e aconchegante, em um círculo com todos sentados no chão da sala de
aula, levar os alunos a reconhecerem palavras que comecem com a letra ‘H’.Em
pequenos grupos, orientar os alunos e auxiliá-los na confecção de um ‘Jogo de
Memória’, feito com caixas de fósforos e com as palavras descobertas durante a
roda de conversa. Após a confecção deixar a brincadeira acontecer, levando
sempre o aluno a observar as palavras, trabalhando assim a pronúncia, sua
percepção e memória.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS Revistas e jornais; cola; tesoura; caixas de fósforos.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e
individualmente.Será observado nesta atividade: percepção diante da atividade
proposta ; interação com os colegas e professor; habilidades (dinamismo ,
colaboração, memória).
PLANO
DE AULA 3
-
CONTEÚDO Matemática – Conhecendo o numeral ‘13’.
Artes-
Poema ‘A Flor Amarela’ de Cecília Meireles.
-
OBJETIVOS –Levar o aluno de maneira lúdica a reconhecer o numeral 13 no seu dia
a dia.
-Incentivar
a criatividade dos alunos.
-Desenvolver
a imaginação dos alunos.
-Trabalhar
a contagem e comparação com os alunos.
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA Matemática-Dividir os alunos em
duplas.Para cada dupla, entregar um cartaz contendo palhaços que em sua
roupa contenha numerais de 0 a 13 .Distribuir em seguida para os alunos, confeitos
coloridos de chocolate, pedindo para eles colocarem os confeitos nas roupas dos
palhaços de acordo com o numeral em sua roupa, fazendo a contagem e em seguida
comparando as quantidades.Ao final da atividade, pedir para que eles façam de
maneira igual a divisão dos confeitos entre si, deixando-os comerem os doces.
Artes-Utilizando
palitoches e um flanelário contar aos alunos uma história adaptadada poema ‘A Flor Amarela’ de Cecília Meireles.Em
uma breve conversa , perguntar aos alunos sobre a história, falando sobre as
cores preferidas de cada um. Em seguida utilizando copos para docinhos e botões
ilustrar o poema , confeccionando flores.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS Cartolina e papel canson (para os palhaços); confeitos
de chocolate; cola; tesoura; palitoches (confeccionados pelo professor); copinhos
para doces e botões.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação
contínua dos alunos de forma coletiva e individualmente.Será observado nesta
atividade: percepção e atenção dos alunos; compreensão na contagem e comparação
das quantidades; habilidades (imaginação
e criatividade); interação entre os alunos
e o professor
Eu adaptei o poema para uma historinha aliando palitoches com flanelário.
ARABELA ERA UMA MENINA MUITO ESPERTA,GOSTAVA DE BRINCAR E ESTUDAR,MAS O
QUE ARABELA MAIS GOSTAVA ERA DE PASSAR O DIA BRINCANDO NA CASA DA VOVÓ MARIA.
VOVÓ MARIA TINHA UM BELO JARDIM COM MUITAS FLORES COLORIDAS. ELA TINHA
MARGARIDAS, ROSAS...
DE TODAS AS FLORES, ARABELA GOSTAVA MUITO DE GIRASSÓIS, PORQUE GIRASSOÍS
SÃO DA COR FAVORITA DE ARABELA ... SÃO AMARELOS!
COMO ARABELA ERA UMA ALUNO MUITO ESTUDIOSA ,VOVÓ MARIA RESOLVEU DAR UM
PRESENTE PARA A NETINHA ...
COLOCOU NA JANELA DO QUARDO DE ARABELO ,VÁRIOS VASINHOS COM SEMENTES...
ARABELA FICOU MUITO CONTENTE E ASSIM COMO VOVÓ MARIA A ENSINOU, ELA
PEGAVA SEU REGADOR E TODO DIA BEM CEDINHO, REGAVA AS SEMENTINHAS ... SUA JANELA
SE TORNOU A JANELA MAIS BELA DO SEU BAIRRO, POIS NELA HAVIA GIRASSÓIS AMARELOS
....
PLANO
DE AULA 4
-
CONTEÚDO Linguagem Oral e Escrita – Conhecendo a letra ‘J’.Música: Jacaré Legal
(Eliana), aliado a Natureza e Sociedade : Importância dos animais e a natureza.
Jogo de Boliche.
-
OBJETIVOS –Levar o aluno a reconhecer a letra ‘J’ no seu dia a dia.
-Refletir
a importância dos animais e a preservação da natureza.
-Incentivar
a Musicalidade.
-Estimular
o trabalho em equipe.
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA Com máscaras de jacarés,confeccionadas pelo professor,cantar e
dançar fazendo gestos a música do ‘Jacaré Legal’.Em seguida em uma roda de
conversa, debater com os alunos sobre a importância dos animais, a natureza e sua preservação.Com figuras de animais que
comecem com a letra ‘J’, trazidas pelos alunos de casa em uma proposta de
pesquisa,confeccionar com os alunos um jogo de boliche utilizando garrafas pet.
Dividir a sala em dois grupos ,onde no quadro o professor irá anotar os nomes
de cada animal que cada equipe conseguir derrubar, levando os alunos a
identificarem a letra ‘J’ e as demais letras.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS Máscaras de jacaré em e.v.a(confeccionadas pelo
professor); cd; som; garrafas pet; fita adesiva; bola;figuras de animais (dos
alunos); quadro; giz.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua dos alunos de forma coletiva e
individualmente. Será observado nesta atividade: interação entre alunos e
professor; compreensão em relação ao tema discutido; desenvoltura ao trabalhar
em equipe; interesse e dinâmica.
(Jacaré Legal- Eliana)
PLANO
DE AULA 5
-
CONTEÚDO Natureza e Sociedade-Dia do Soldado ; Música ‘Marcha Soldado’;Montagem
do Soldado.
-
OBJETIVOS –Falar sobre o papel do soldado na sociedade, destacando sua
importância.
-Levar
o aluno a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
-Interagir
com os alunos.
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA Com figuras de soldados,montar um pequeno cartaz,apenas para
demonstrar aos alunos o perfil do soldado.Em uma breve conversa,procurar
incentivar as crianças a falarem o que sabem sobre o trabalho do soldado , destacando
sua importância para a sociedade.Entregar aos alunos a figura de um soldado
‘desmontado’, confeccionado pelo professor, para que os alunos possam montá-lo
e em seguida,utilizando tinta, com os dedos, pintar as manchas que faltam na vestimenta do soldado.Montar um
cartaz com os soldados montados para expor na entrada da sala de aula.Para
finalizar ,em um momento de descontração , entregar aos alunos, chapéus de
soldado, confeccionados pelo professor, cantando e fazendo gestos a música
Marcha Soldado.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS Figuras de soldados;papel canson (para a confecção dos
soldados); papel sulfite; papel cartão e papel laminado (para a confecção dos
chapéus); cd; som; tinta guache; cola.
- PROPOSTA
DE AVALIAÇÃO Observação contínua de forma coletiva e individualmente.Será
observado nesta atividade : Atenção; Interação entre alunos e professor; Percepção
sobre o tema trabalhado; Desenvoltura na realização das atividades.
(Marcha Soldado- Atchim e Espirro)
PLANO
DE AULA 6
-
CONTEÚDO Artes- ‘O Pintinho Amarelinho’(Música e colagem).
Corpo
e Movimento –Brincadeira ‘Zigue-Zague’.
-
OBJETIVOS –Incentivar a criatividade do aluno.
-Interagir
com a turma.
-Desenvolver
a Musicalidade, a Expressão Corporal e o Movimento.
-
DURAÇÃO 4 horas
-
METODOLOGIA Artes-Cantar fazendo gestos com os alunos a música ‘Meu Pintinho
Amarelinho’.Em seguida os apresentar o modelo do pintinho que cada aluno irá
confeccionar, utilizando copinhos para doce.Após o término, essa atividade será
fixada as outras de Arte.
Corpo
e Movimento- Levar os alunos para o pátio, onde serão divididos em dois
grupos.Os alunos em uma fila, ficarão lado a lado com os pés afastados um do
outro (de maneira que o colega possa passar por baixo).Dado o sinal pelo
professor o primeiro aluno de cada equipe deverá passar pelas por baixo das
pernas dos colegas, fazendo um zigue zague ,quando este chegar ao final da fila,
o segundo aluno faz o mesmo trajeto, até que todos tenha feito, continuando
assim a brincadeira.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS Cd; som; chamequinho; canetinha; lápis de cor; cola; copinhos
para doce.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Observação contínua de forma coletiva e
individualmente.Será obersvado nesta atividade;Interação entre alunos e
professor; desenvoltura e interesse na atividade proposta; participação; criatividade
na confecção da atividade.
(Pintinho Amarelinho- Galinha Pintadinha)
Comentários