Projeto do Estágio em Gestão : Família Na Escola

Olá amores e amoras, o projeto do meu último estágio acaba de ser corrigido e estou muito feliz com o resultado, que até me surpreendeu, pois comparado aos outros não me dediquei tanto a ele... bem o meu projeto final já foi corrigido mas não saiu o conceito ... e a ansiedade está me matando!!!!
Pelo que o tutor escreveu, sei que vou tirar uma nota boa,mas sabe como é cdf né ...
Bom, como todos sabem esse foi na área de gestão, ou seja, o mesmo deveria ser desenvolvido no geral... escola, comunidade e família.... e os temas sugeridos foram muitos como bullying, meio ambiente, entre outros.
O tema que escolhi foi 'Família na Escola' tema complicado e tão importante a ser discutido e refletido,afinal dependemos dela para um bom desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
O projeto como pedido, deveria ter apenas 8 horas de duração... procurei desenvolve-lo seguindo ideias que já tinha visto de outros países, buscando formas de atrair a família para a escola e sua participação no ambiente escolar... 
Enfim, ele se divide em duas partes:
Primeiro uma parte onde seria desenvolvido orientações pedagógicas, palestras, tudo para aproximar a família da realidade escolar... e outra uma atividade mais livre, lúdica, desenvolvendo trocas de experiências entre gerações, considerando que atualmente existem vários tipos de família sendo estas merecedoras de respeito, enfim vamos a ele?





Objetivo Geral: - Compreender a importância da relação Família e Escola no processo de desenvolvimento da criança.

Objetivo Específico: - Analisar a função de ambas as instituições (Família e Escola) no desenvolvimento integral da criança.

- Refletir sobre como se dá a relação Família e Escola e quais os obstáculos enfrentados no cotidiano escolar.
- Promover caminhos que podem contribuir no estreitamento de relacionamento entre ambas as instituições, visando a formação cidadã da criança.



Metodologia: Promover a “Tarde da Família” na escola. Dividindo-se o tempo primeiramente com palestras sobre temas que condizem com o contexto escolar e que a participação de ambos é importante para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. As palestras serão pequenas de no máximo 30 minutos e podem ter profissionais convidados como psicopedagogos, psicólogos com participação da gestão escolar, diretores, e professores, entre os temas propostos para as palestras destacam-se:

- A importância da Família na Escola.

- Como ajudar os filhos na organização dos estudos.

-Problemas de Aprendizagem.

-Indisciplina.

-Momento de sugestões e compartilhamento de pensamentos acerca dos assuntos discutidos.

 “Em outro momento com o objetivo de aproximar as famílias das atividades escolares, promover um momento de recreação com o tema ‘Brincadeiras de ontem também são legais” onde as crianças terão a oportunidade de conhecer um pouco da infância de seus familiares a partir dessas brincadeiras antigas, assim como os familiares poderão ter contato com um pouco do conteúdo escolar de maneira lúdica de suas crianças, além de voltarem um pouco no tempo, relembrando como é ‘ser criança’.

Entre as brincadeiras sugeridas, destacam-se:

- Amarelinha

- Pular Corda

- Pular Elástico

- Bolinha de gude

- Queimada

-Passa Anel.

Além das brincadeiras, realizar pequenas oficinas como:

-Oficina de Desenho e Pintura

-Oficina de Confeccionar Brinquedos com produtos reutilizáveis

-Oficina de Leitura

Ao final promover um lanche comunitário onde cada família deverá levar um prato ou um refrigerante/suco.

Os materiais utilizados serão data show, som, microfone, equipamento de som, para as palestras e para realização das brincadeiras serão utilizados materiais como bolas, papel, canetinha, lápis, livros, entre outros.

È importante trabalhar com o tema na sala de aula com os alunos, para que sua participação também seja efetiva, o projeto “Minha Família na Escola” deverá ser desenvolvido pelos professores em formato de atividades como: rodas de conversas, confecção de cartazes, desenhos, pintura entre outros de acordo com o planejamento das aulas.

 

Cronograma de Atividades: A proposta será realizada durante dois sábados, escolhidos pela instituição de acordo com seu planejamento, o ideal é que seja programado para a tarde!

Onde duas horas de cada dia é dedicado para as palestras e orientações pedagógicas e as outras duas horas para o momento de recreação.

Critérios de Avaliação: Será avaliado de maneira coletiva e contínua, não somente no momento da realização da proposta, mas também posteriormente no cotidiano da escola, buscando avaliar os progressos e as dificuldades durante o processo.

* Bom se você gostou do projeto e pretende aplicá-lo por favor dê os devidos créditos, podendo entrar em contato comigo através do email : elainels5@hotmail.com
 

 (Família / Anderson Richards)

Comentários

Postagens mais visitadas